Fale Conosco

24 de abril de 2013

Agevisa promove encontros para estimular pactuação em todas as Regiões de Saúde da PB



Laerge Cerqueira fala para coordenadores da 6ª Região de Saúde Patos1 270x202 - Agevisa promove encontros para estimular pactuação em todas as Regiões de Saúde da PBA Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB), por intermédio da Gerência Técnica de Integração e Articulação (GTIA), vem realizando uma série de reuniões de articulação visando à expansão do processo de pactuação das ações de vigilância junto aos municípios do interior paraibano. A iniciativa tem por base o processo de organização da Política de Saúde do Estado, tendo em vista os direcionamentos do Decreto n° 7.508/2011, que regulamenta a Lei Orgânica da Saúde, como também a estruturação das Regiões de Saúde, Comissões Intergestores Regionais (CIR) e criação dos Contratos de Ação Pública (COAP).

As estratégias para o processo de descentralização das ações de Vigilância Sanitária na Paraíba, conforme o diretor geral da Agevisa, Jailson Vilberto, vêm sendo intensificadas, desde janeiro, quando a equipe técnica da autarquia estadual iniciou uma série de reuniões no interior do Estado. O primeiro encontro aconteceu em Guarabira, e reuniu, na Comissão Intergestora Regional (CIR), secretários de Saúde e coordenadores das Vigilâncias Sanitárias municipais.

A metodologia utilizada, segundo Jailson, pactua ações e responsabilidades entre os gestores das Regiões de Saúde e é inovação em todo o Brasil. “Da forma proposta, estamos pactuando com os municípios e em conjunto com as ações do Governo e, no Plano de Saúde, com os olhos nas prioridades definidas no Orçamento Democrático”, ressalta o dirigente da Agevisa/PB. Pela pactuação, os municípios recebem recursos, porém se comprometem em realizar as ações de Vigilância Sanitária em sintonia com os termos pactuados. Investindo neste processo, a Agevisa/PB, conforme Jailson Vilberto, busca o fortalecimento do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária guiada pelo Plano Estadual de Saúde, focada nas prioridades do OD e centrada na valorização da intersetorialidade.

Reunião com secretários de Saúde da 4ª Região Cuité 270x202 - Agevisa promove encontros para estimular pactuação em todas as Regiões de Saúde da PBReuniões programadas – Até o mês de maio, serão realizados encontros em todas as Regiões de Saúde do Estado, segundo observou o gerente técnico de Integração e Articulação da Agevisa/PB, Laerge Cerqueira. De acordo com a programação estabelecida, já foram realizadas reuniões na 1ª Macro Região de Saúde (2ª Região), na 2ª Macro (3ª, 4ª, 15ª, 16ª Regiões) e na 3ª Macro (6ª, 7ª, 11ª Regiões de Saúde), e também na 5ª Região, em Monteiro.

Até a quinta-feira (25), os técnicos da Agevisa/PB estão promovendo reuniões na 8ª (Sousa), 9ª (Cajazeiras), 10ª (Catolé do Rocha) e 13ª (Pombal) Regiões de Saúde. Até o final de maio, acontece o ciclo de discussões com reuniões na 1ª, 12ª e 14ª Regiões de Saúde do Estado.

“As reuniões têm como objetivo estabelecer e discutir com os secretários de Saúde e coordenadores municipais de Vigilância Sanitária as atribuições e responsabilidades dos municípios quanto à estruturação e atuação das Visas Municipais, necessidade de realização e renovação dos Termos de Pactuação em Vigilância Sanitária, celebrado entre a Agevisa/PB e municípios, e as proposta de Educação Permanente”, observa Laerge.

Ele acrescenta que as discussões realizadas em todas as Regiões de Saúde do Estado são de grande importância para o fortalecimento do Sistema de Vigilância Sanitária Estadual, e consequentemente para um melhor cuidado com a Saúde da População paraibana.