João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa promove curso sobre uso de medicamentos controlados

terça-feira, 2 de março de 2010 - 13:31 - Fotos: 
O Sistema de Gerenciamento de Medicamentos Controlados é tema de um curso de capacitação de 200 inspetores da Vigilância Sanitária e farmacêuticos da Paraíba. O treinamento está sendo realizado nesta terça (2) e quarta-feira (3), no auditório da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e na Fecomércio, no Centro da Capital.

O evento está sendo promovido pelas Agências Nacional e Estadual de Vigilância Sanitária e pelos Conselhos Nacional e Regional de Farmácia que trabalham no combate a venda e uso indevido dos remédios controlados.  

De acordo com o diretor Técnico de Medicamentos da Agevisa, João Peixoto, o objetivo do treinamento é preparar os profissionais ligados ao comércio de medicamentos e ao controle sanitário no combate as irregularidades na compra de remédios sem nota fiscal ou de procedência ignorada e a venda de medicamentos controlados sem receita médica.

“Através desse sistema de gerenciamento aumentamos a possibilidade de rastreamento de toda a cadeia da produção dos medicamentos controlados passando pela distribuição e fornecimento até a dispensação do produto”, explicou Peixoto.

 O diretor geral da Agevisa, José Alves Cândido, destacou que a Saúde do Estado está investindo em ações educativas indispensáveis de conscientização dos usuários de medicamentos e de combate a venda irregular de drogas lícitas que podem causar mortes.

“O processo de educação em vigilância sanitária é contínuo e daí o nosso interesse de estar informando os inspetores sanitários e os profissionais que atuam no setor regulado sobre o problema do uso de medicamentos controlados sem prescrição médica”, disse.

Segundo relatório divulgado pelo Departamento Internacional de Controle de Narcóticos da ONU, o uso abusivo de medicamentos controlados cresce no mundo e já supera o consumo de cocaína, ecstasy e heroína.

Assessoria de Imprensa da Agevisa