Fale Conosco

18 de março de 2014

Agevisa promove Capacitação em Farmácia Básica para municípios da 2ª Regional de Saúde



A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB) está promovendo um curso de Capacitação em Assistência Farmacêutica destinado a profissionais que atuam nas unidades dispensadoras de medicamentos na região compreendida pela 2ª Região de Saúde do Estado e pela 1ª Gerência Técnica da Agevisa/PB, segundo informou a diretora geral Glaciane Mendes. A iniciativa, segundo ela, faz parte do Plano Estratégico estabelecido no final de 2013, que tem por objetivo intensificar a realização de cursos de capacitação nas várias regiões da Paraíba.

Esta ação, realizada em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, está alinhada à importante política do Governo do Estado nos cuidados à saúde da população paraibana”, ressaltou Glaciane. As aulas foram iniciadas na manhã de segunda-feira (17) e estão sendo ministradas no auditório da 2ª Gerência Regional de Saúde, localizada à Rua Ildebrando Marques, s/n, no Bairro Novo (Santo Antônio), nas proximidades da Estação Rodoviária de Guarabira/PB. Segundo a programação disponibilizada pela Agevisa/PB, a Capacitação inclui em seu conteúdo programático palestras direcionadas para farmacêuticos, dispensadores de medicamentos e coordenadores de Vigilância Sanitária que atuam nos 25 municípios que integram a 2ª GRS.

Na segunda-feira (17), nos períodos da manhã e tarde, o representante do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Rafael Mota, falou aos participantes sobre “O papel do Farmacêutico na Farmácia Básica Municipal”. Antes da palestra, realizou-se solenidade de abertura com a presença da diretora geral da Agevisa/PB, Glaciane Mendes, da gerente executiva da 2ª GRS/PB, Harlane Herculano Marinho, da diretora técnica de Medicamentos da Agevisa, Djanira Lucena, do gerente técnico de Inspeção e Controle de Medicamentos, Sérgio Brindeiro, e da gerente técnica Ana Lúcia Teixeira, que responde pela Agevisa em Guarabira, além de representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF), da Secretaria de Estado da Saúde e do Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcional (Cedmex/PB).

Durante o dia de terça-feira (18) e manhã de quarta-feira (19), os inspetores sanitários James Rocha Fialho e Gilmara Maria Mendes, da Agevisa/PB, estão responsáveis pela explanação do tema “Estruturação, Organização e Legislação no Universo da Farmácia Básica Municipal”. A palestra definida para a tarde de quarta-feira (19) versa sobre o tema “Qualifar-SUS: Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica”, do Ministério da Saúde, sendo a explanação feita pelo chefe do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde, Rodrigo René de Oliveira Marques.

Análise e Perspectiva da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS)” é o tema da palestra programada para a manhã de quinta-feira (20), sendo responsável pela apresentação a diretora do Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcional (Cedmex/PB), Gilcélia Maria Menezes. Já para a parte da tarde do mesmo dia foi definida uma discussão sobre o tema “Economia e Saúde”, palestra de responsabilidade da coordenadora do Núcleo de Economia da SES, Shirleyanne Brasileiro.

Segundo a gerente executiva da 2ª Região de Saúde do Estado, Harlane Herculano Marinho, a iniciativa se reveste de grande importância porque os profissionais que atuam na área têm na capacitação uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento que lhes dará condições de prestar um serviço de qualidade e com maior segurança à população.

Com a atuação mais eficiente desses profissionais, especialmente no fornecimento de subsídios para processos de compra de medicamentos e para organização das farmácias, haverá no setor melhores condições de evitar desperdícios e garantir o acesso qualificado aos medicamentos por parte da demanda dos municípios”, ressaltou.

A 2ª Região de Saúde da Paraíba, conforme Harlane Marinho, engloba 25 cidades e uma população de 301 mil habitantes. Trata-se da maior região do Estado em quantidade de municípios e a terceira maior em população.

Confira o programa da Capacitação em Guarabira

DIA/MÊS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PALESTRANTE

CARGA HORÁRIA

Segunda

17/03/2014

Manhã e Tarde

Papel do Profissional Farmacêutico na Farmácia Básica

Conselho Regional de Farmácia – CRF/PB

Rafael Mota

8 h

Terça

18/03/2014

Manhã e Tarde

Estruturação, Organização e Legislação do Universo da Farmácia Básica.

James Rocha Fialho e Gilmara Maria Mendes Agevisa – DTMAPT/GTICMP

8 h

Quarta

19/03/2014

Manhã

Estruturação, Organização e Legislação do Universo da Farmácia Básica.

James Rocha Fialho e Gilmara Maria Mendes Agevisa – DTMAPT/GTICMP

4h

19/03/2014

Tarde

Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS)

Rodrigo Renê Oliveira Marques – Assistência Farmacêutica – SES

4h

Quinta

20/03/2014

Manhã

Análise e Perspectivas da Assistência Farmacêutica no SUS

Gilcélia Maria Menezes – CEDEMEX

4h

Tarde

Economia em Saúde

Shirleyanne BrasileiroNúcleo de Economia da SES

 

4h