Fale Conosco

14 de novembro de 2012

Agevisa promove 1º Encontro de Hemoterapia e Vigilância Sanitária



A Gerência Técnica de Inspeção e Controle em Sangue e Hemoderivados da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) vai promover no dia 4 de dezembro, em João Pessoa, o 1º Encontro de Hemoterapia e Vigilância Sanitária da Paraíba. A data foi confirmada pelo diretor geral da Agevisa, Jailson Vilberto. As articulações para a realização do evento estão sendo encaminhadas pela Agevisa em conjunto com o Hemocentro da Paraíba, e o objetivo é ampliar os canais de comunicação entre a Vigilância Sanitária e os serviços de Hemoterapia, aí incluídos os hemocentros e hemonúcleos e as agências transfusionais.

De acordo com a gerente Rafaela Duarte, o I Encontro de Hemoterapia e Vigilância Sanitária terá a participação do especialista em Regulação da Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), João Batista da Silva Júnior, que falará sobre a sua experiência na Gerência Geral de Sangue, Tecidos e Órgãos da Anvisa.

A realização do encontro foi anunciada pela Agevisa/PB durante reunião da Gerência de Sangue e Componentes da Anvisa com representantes estaduais das Vigilâncias Sanitárias realizada no Rio de Janeiro nos dias 8 e 9 deste mês. Na ocasião, a gerente Rafaela Duarte falou dos trabalhos e projetos desenvolvidos durante o exercício de 2012 e também da programação prevista para o ano de 2013.

Segundo ela, a Agevisa vem inspecionando os serviços de hemoterapia na Paraíba para garantir a oferta de um sangue de qualidade à população. “As ações da Vigilância Sanitária têm como objetivo prevenir, eliminar ou diminuir os riscos que possam existir no ciclo do sangue, monitorando e avaliando as condições da prestação de serviços referentes à terapia transfusional, para intervir antes da ocorrência de agravos ou danos à saúde da população”, ressaltou.

Rafaela acrescentou que a Agevisa realiza inspeções de rotina nos hemocentros, hemonúcleos e agências transfusionais, além de executar projetos que visam à maior interação entre o setor regulado e a agência.