Fale Conosco

9 de março de 2016

Agevisa-PB divulga recomendações técnicas da Anvisa para fortalecer combate ao Aedes aegypti



A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) divulgou, na tarde desta quarta-feira (9) um guia com recomendações técnicas produzidas pela Anvisa e voltadas para o aperfeiçoamento das ações colaborativas do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária no combate ao mosquito Aedes aegypti e na prevenção e controle da dengue, chikungunya e infecção pelo zika vírus.

Segundo ressaltou a diretora-geral da Agevisa/PB, Glaciane Mendes, as recomendações têm por finalidade auxiliar as vigilâncias sanitárias, tanto nas suas ações de rotina, quanto em situações especiais, nas quais a atuação conjunta com outros agentes de saúde seja necessária para intervenção em estabelecimentos comerciais ou em domicílios.

Conforme observou o gerente-geral de Coordenação e Fortalecimento do SNVS da Anvisa, Raphael Andrade de Castro, a iniciativa teve por base a consciência do importante papel que o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) pode desenvolver junto às demais áreas do setor saúde no combate ao vetor Aedes aegypti e na prevenção e controle da dengue, chikungunya e infecção pelo vírus zika.

“A sugestão da elaboração deste documento saiu de um fórum de discussão tripartite no âmbito da Vigilância Sanitária, o GTVISA (subgrupo do GTVS – CIT), representando, portanto, um anseio do SNVS”, explicou Andrade. E acrescentou: “O documento aborda duas questões principais: o papel da Vigilância Sanitária, no âmbito da Vigilância em Saúde, no que tange ao controle do principal vetor das doenças, o Aedes aegypti, e a fiscalização e o monitoramento de produtos repelentes e inseticidas no mercado”.

“Somos um exército de mais de 40.000 profissionais de Vigilância Sanitária que pode fazer a diferença nesta luta. Este empenho conjunto é uma chance singular que temos para controlar o Aedese, desta forma, as doenças por ele veiculadas”, enfatizou.

Confira a íntegra do documento no link abaixo e também em http://s.anvisa.gov.br/wps/s/r/dEI9.