Fale Conosco

24 de outubro de 2012

Agevisa-PB comemora Dia Estadual da Vigilância Sanitária com atividades em Tambaú



O Dia Estadual de Vigilância Sanitária será comemorado na Paraíba, na manhã desta quinta-feira (25), com uma série de atividades educativas promovidas pela Agevisa-PB e direcionadas ao esclarecimento da população sobre o papel da Agência Reguladora enquanto instrumento estatal de promoção da proteção da saúde da sociedade paraibana. Consta também da programação informações relacionadas à importância da prevenção para o combate ao câncer de mama. As ações serão desenvolvidas no Largo do Centro Turístico de Tambaú, na Orla de João Pessoa/PB.

Das 8h30 às 12h, servidores da Agevisa-PB prestarão informações sobre a Vigilância Sanitária e sobre as ações da agência no sentido do cumprimento fiel dos seus objetivos, os quais contemplam a proteção da saúde do povo paraibano por meio do controle sanitário da produção, da fabricação, da embalagem, do fracionamento, da reembalagem, do transporte, do armazenamento e da distribuição e comercialização de produtos e serviços submetidos ao regime de vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionadas.

Ao mesmo tempo, serão prestadas informações sobre o câncer de mama, dentro da mobilização mundial denominada “Outubro Rosa”. Os trabalhos nesse sentido terão a participação de servidores do Núcleo de Saúde de Mulher da Secretaria de Estado da Saúde, e também de alunos e funcionários do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Além disso, no mesmo local a população terá acesso a testes de glicemia e aferição de pressão arterial, segundo informou a diretora técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos da Agevisa/PB, Helena Teixeira Lima.

Para o diretor geral da Agevisa/PB, apesar de muito já ter se falado sobre o problema, ainda há, na grande maioria da população, um índice muito alto de desinformação em relação ao câncer de mama. “A falta de informação, portanto, aparece como um elemento determinante para o aumento do número de casos registrados a cada ano. Daí a importância da realização de atividades cada vez mais frequentes, e de caráter educativo, como esta que realizaremos na manhã de quinta-feira (25)”, comentou.

Jailson Vilberto acrescentou que o diagnóstico precoce, e o consequente tratamento dele resultante são elementos determinantes para a maior possibilidade de cura dos pacientes. “Consciente disso – continuou –, a equipe da Agevisa/PB tem se esforçado no sentido de se fazer presente e atuante nas campanhas de esclarecimento da população, como também no encaminhamento das políticas públicas voltadas para a proteção da saúde da mulher, dentre elas as ações de controle e garantia da qualidade dos serviços de mamografia”.