Fale Conosco

28 de junho de 2012

Agevisa-PB adota Programa Paraibano de Qualidade para aperfeiçoar prestação de serviços à sociedade



Como parte do projeto de aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade e de consolidação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária no âmbito do Estado da Paraíba, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB) está se integrando ao Programa Paraibano de Qualidade (PPQ) e ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública).

O primeiro passo para adesão da Agevisa/PB aos programas governamentais de qualidade foi dado com uma reunião envolvendo dirigentes da empresa estatal e representantes do PPQ e do Gespública. Após a apresentação dos programas, ficou acertada a realização de novo encontro para estabelecimento da parceria que incluirá, dentre outros procedimentos, a realização de oficinas de capacitação envolvendo técnicos dos programas de qualidade e servidores e dirigentes da Agevisa/PB, a adoção de um sistema de autoavaliação continuada e a elaboração de um relatório de gestão que servirá de base para a definição de novas estratégias de gestão.

Segundo observou o diretor geral da Agevisa/PB, Jailson Vilberto, a adesão aos programas de qualidade tem por base a preocupação no sentido de melhorar a prestação de serviços à sociedade, começando pela maior e melhor qualificação técnica dos gestores e funcionários do órgão estatal de Vigilância Sanitária.

Gespública – Durante a reunião, a coordenadora executiva do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, Maria Elizabeth Costa Viana, explicou que a orientação político-estratégica da iniciativa está centrada no papel indispensável do Estado na formulação de políticas, na regulação da competitividade e na promoção do bem comum da sociedade, tudo com base numa gestão pública democrática e voltada para resultados.

PPQ – O supervisor técnico do Programa Paraibano de Qualidade, Jonathan Bruno, explicou que a busca por resultados envolve três frentes básicas: liderança, especialmente ligada à formulação de estratégias e planos; clientes/pessoas, e sociedade, a quem se destinam os processos.

Para que a excelência na qualidade da gestão seja alcançada, o supervisor técnico do PPQ relacionou o desenvolvimento de parcerias, o aprendizado organizacional e a adoção do pensamento sistêmico (nova forma de olhar o mundo) e da cultura da inovação como caminhos essenciais para todas as pessoas envolvidas com a prestação de serviços, tanto na esfera pública quanto na iniciativa privada.

Dentro dessa perspectiva, o Programa Paraibano de Qualidade estabelece modelos de comportamento indispensáveis à geração de resultados eficientes de gestão; liderança e Constancia de propósitos, visão de futuro, orientação por processos e informações, valorização das pessoas, conhecimento do cliente e do mercado, e responsabilidade social.