Fale Conosco

30 de junho de 2009

Agevisa monitora 22 marcas de leite bovino comercializadas na Paraíba



A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) está monitorando 22 marcas de leite bovino (líquido e em pó) comercializadas na Paraíba. O trabalho foi iniciado em fevereiro e a proposta é verificar se o alimento apresenta resíduos de medicamentos veterinários ou outras irregularidades.

O gerente de Inspeção de Alimentos e Toxicológicos (Giat), da Agevisa, Flávio Pinto, informa que o monitoramento do leite bovino é realizado por etapas, sendo coletadas amostras mensalmente até dezembro. Até o momento, foram analisadas sete marcas e essas apresentaram resultado satisfatório para o consumo.

“As amostras de leite de diferentes marcas estão sendo analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Após o resultado final, teremos o perfil do leite consumido pelos paraibanos”, disse.

O trabalho de inspeção do leite bovino na Paraíba é parte do Programa de Análise de Resíduos de Medicamentos Veterinários em Alimentos de Origem Animal (Pamvet), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O programa integra ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no âmbito da produção primária no País, pois avalia a qualidade do leite tal como esse é apresentado ao consumidor. Porém, sabe-se que a origem do problema está no campo, devido a não observação das boas práticas veterinárias”, acrescentou Flávio Pinto.
 

Da Assessoria de Imprensa da Agevisa–SES/PB