João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa lança cartilha sobre uso racional de medicamentos

sexta-feira, 9 de outubro de 2009 - 09:05 - Fotos: 

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) lança, durante sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba, a cartilha “Cuidados com o Uso de Medicamentos”. Voltada para o público em geral, a publicação ressalta a importância do uso racional de medicamentos, através da orientação médica e farmacêutica aos usuários. A cartilha ainda apresenta dicas sobre a conservação do produto e os riscos da automedicação.

A sessão será realizada quarta-feira (14), no Plenário José Mariz da Assembleia Legislativa, às 10h, para discutir as novas regras das boas práticas farmacêuticas. Participarão do evento os representantes do Governo do Estado, Ministério Público, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), coordenadores de vigilâncias sanitárias de municípios paraibanos e os Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem e Farmácia.
 
Segundo informou o diretor geral da Agevisa, José Alves Cândido, o objetivo do evento é conscientizar a população sobre as principais mudanças para o comércio de medicamentos. “Na ocasião vamos discutir com a sociedade as principais mudanças para os usuários de medicamentos no sentido de minimizar os riscos da automedicação e incentivar o uso racional de medicamentos a fim de diminuir o numero de intoxicações que ocupam o primeiro lugar no ranking nacional”, disse.

A sessão também pretende promover discussões relativas as experiências e ações, que vem sendo desenvolvidas, nesta área, em todo o Estado.

Os números – Os medicamentos são apontados como a principal causa das intoxicações registradas no país. De acordo com informações do Ministério da Saúde, quase 500 pessoas morrem por ano de intoxicação, sendo que 30% delas são provocadas por medicamentos.

Na Paraíba, a média de casos de intoxicação medicamentos chega a 40%, segundo dados do Centro de Assistência Toxicologia (Ceatox) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Assessoria de Imprensa da Agevisa