João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa lança campanha contra contrabando e falsificação de cigarro

quinta-feira, 13 de maio de 2010 - 09:22 - Fotos: 
A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) lançará nesta sexta-feira (14), a campanha ‘Comercializar Cigarros Contrabandeados e Falsificados é Crime’.

O principal objetivo é convocar as Secretarias Municipais de Saúde e equipes de Vigilância Sanitária para combater o comércio varejista de cigarros sem as devidas advertências sanitárias e imagens padronizadas obrigatórias. O lançamento acontecerá às 10h, no Auditório da Procuradoria Geral do Estado ( PGE), localizado na avenida Epitácio Pessoa, 1457, 4º andar. Cinco mil cartazes da campanha serão distribuídos em todo o Estado em pontos estratégicos e estabelecimentos comerciais.

A campanha também contará com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gerência de Vigilância Sanitária de João Pessoa (GVS-JP), Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, Secretaria de Estado da Receita, Secretaria de Estado da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (Inca), Aliança de Controle do Tabagismo (ACTBR), Procon, Receita Federal, Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

O diretor Técnico de Ciências, Tecnologias Médicas e Correlatos da Agevisa, Jorge Alberto Molina, destacou que a campanha contra cigarro contrabandeado e falsificado é uma ação preventiva que busca proteger e preservar a saúde da população. “Existe uma legislação no Brasil que controla a produção de cigarros, estipulando uma série de exigências que devem ser cumpridas.

É nosso dever fiscalizar o cumprimento dessas leis. Estamos pedindo atenção especial do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) para que fortaleçam essa fiscalização e o combate ao contrabando e falsificação do cigarro”, destacou.

A campanha prevê ainda a distribuição de camisetas nas Vigilâncias Sanitárias Municipais; o envolvimento das instituições, que devem incorporar em sua rotina o controle e a fiscalização dos cigarros comercializados; o intercâmbio de informações entre essas entidades e o desenvolvimento de ações conjuntas.

                                                              Da Assessoria de Imprensa da Agevisa