João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa inaugura novas instalações da Gerência Técnica em Guarabira

sexta-feira, 21 de outubro de 2011 - 19:05 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

Foto: José Lins/Secom-PB

A 1ª Gerência Regional Técnica da Vigilância Sanitária, em Guarabira, que atende 64 municípios, recebeu obras de reforma nas suas instalações e foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (21). A ação faz parte de um projeto de regionalização da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), para que as gerências regionais exerçam um papel descentralizado na fiscalização e no controle dos produtos e serviços de saúde. O objetivo é garantir a segurança da saúde da população.

Segundo a gerente técnica da Agevisa, Ana Lúcia Teixeira dos Santos, antes, o local não oferecia boas condições de trabalho ou de atendimento. “Após 13 anos de reivindicações, a reforma significa uma vitória. Tínhamos vergonha de atender nas péssimas condições em que o ambiente se encontrava. Agora ofereceremos um trabalho de qualidade às pessoas e teremos um ambiente agradável para desempenhar nossas funções”, disse.

Ana Lúcia acrescentou que a população também pode contribuir com o trabalho da Gerência de Guarabira e, em casos de dúvidas, pode ligar para o telefone: 3271-8285.

O engenheiro civil Osvaldo Guerra, responsável pelo projeto de reforma da estrutura física, disse que, durante as obras, que duraram 30 dias, foram realizadas melhorias na climatização e na recuperação de paredes infiltradas, além de investimentos na área tecnológica e criação de almoxarifado e arquivo para documentos.

Descentralização – O diretor geral da Agevisa, Antônio Sérgio Lemos de Souza, explicou que o objetivo principal da reestruturação das gerências é garantir que as regionais tenham o mesmo caráter técnico-administrativo da sede, em João Pessoa, para evitar a centralização. “Estamos reestruturando também o setor pessoal, para que os regulados não precisem vir a João Pessoa a fim de resolver, por exemplo, questões como cumprimento de defesa de autos de infração e licença de funcionamento”, disse.

Antonio Sérgio destacou ainda que os usuários e servidores vão dispor de uma sofisticada estrutura tecnológica e confortáveis instalações, de modo a proporcionar maior comodidade e eficiência dos serviços. Assim, o setor regulador, por exemplo, não precisará deslocar-se à Capital para protocolar as demandas, economizando tempo e dinheiro.

Foto: José Lins/Secom-PB

Intranet – O diretor geral da Agevisa também ressaltou que a estrutura das gerências está sendo modernizada e um sistema de intranet vai ser instalado para que todas as bases de vigilância sanitária do Estado estejam interligadas e fiquem mais articuladas. Além do novo sistema, a Agevisa ainda está investindo em equipamentos de informática, acomodações modernas e na qualificação dos profissionais das equipes.

A próxima gerência a ser reestruturada é a de Campina Grande. O órgão funciona no Núcleo Regional da SES, mas será transferido para o prédio onde funciona o Departamento de Estradas de Rodagens (DER). A gerência da cidade de Patos também funciona no Núcleo da SES no município, e a de Sousa, no prédio do Procon Estadual.