Fale Conosco

26 de novembro de 2013

Agevisa garante qualidade dos hemocomponentes na Paraíba



A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) está integrada à campanha desenvolvida pelo Governo do Estado para ampliar o estoque de sangue no Hemocentro da Paraíba, segundo informou a diretora geral da autarquia, Glaciane Mendes. Nesse processo, a agência reguladora estadual atua no sentido de garantir a qualidade dos hemocomponentes por meio de fiscalizações sistemáticas e intensivas nos serviços que integram a hemorrede estadual.

De acordo com a gerente técnica de Inspeção e Controle de Sangue e Hemoderivados, Rafaela Moreira, a Agevisa/PB segue o compromisso assumido com a sociedade paraibana no contexto da prevenção, diminuição ou eliminação dos riscos relativos aos produtos e serviços de Hemoterapia. “Para tanto, utilizam-se concomitantemente vários instrumentos que se complementam no conjunto organizado de práticas a serem desenvolvidas no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)”.

Para garantir a qualidade e a segurança das doações e dos hemocomponentes, a Agevisa/PB inspeciona os serviços da Hemorrede (Hemocentro, Hemonúcleo e Agência Transfusional) e monitora a ocorrência de eventos adversos com a utilização das tecnologias disponíveis, tal como o Sistema Nacional de Notificações (Notivisa) e outros procedimentos em todo o Estado.

“Dentre os vários instrumentos utilizados nas ações de vigilância sanitária, a inspeção se destaca como uma prática de observação sistemática que se destina a avaliar as condições sanitárias de estabelecimentos, processos e produtos quanto à conformidade com os padrões e requisitos definidos à proteção da saúde pública individual e coletiva”, acrescenta Rafaela. A inspeção sanitária, segundo ela, é norteada pelo conhecimento técnico-científico e utiliza roteiros baseados nas legislações vigentes que envolvem todo o ciclo produtivo.