Fale Conosco

23 de janeiro de 2013

Agevisa e Sejel promovem semana de atividades contra o tabagismo e de incentivo ao esporte



A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) promovem uma semana de combate ao tabagismo e de incentivo à prática de atividades esportivas, no período de 11 a 15 de março. As atividades farão parte da programação relacionada ao Dia Estadual de Combate ao Fumo (15 de março).

Durante toda a semana, serão realizadas em praças públicas nas várias regiões do Estado atividades esportivas aliadas a campanhas de esclarecimento sobre os problemas causados pelo uso do cigarro e demais produtos derivados do tabaco. Também está sendo programada a realização de seminário e palestra com o objetivo de desestimular o uso do fumo.

O tabagismo, conforme enfatizou o diretor geral da Agevisa, Jailson Vilberto, é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde pública global, e se constitui na segunda maior causa de mortes no mundo. Dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostraram que o total de mortes provocadas pelo uso do fumo já atingiu a cifra de cinco milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.