João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa divulga consulta para regular venda de antibióticos

quarta-feira, 30 de junho de 2010 - 16:50 - Fotos: 
Medicamentos antibióticos só poderão ser vendidos se a receita médica ficar retida nas farmácias e as prescrições de medicamentos só terão validade de 30 dias. Essas são algumas das mudanças sugeridas numa proposta de resolução elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que está disponível para consulta pública desde o início do mês. A resolução irá regularizar a venda de antibióticos (antimicrobianos) em todo o Brasil. A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) lembra que qualquer pessoa pode enviar críticas e sugestões à proposta até o dia 17 de julho próximo.

O objetivo da resolução é minimizar a resistência bacteriana, tendo em vista que o uso excessivo provoca o desenvolvimento desses microorganismos e aumenta o número de infecções hospitalares. O tratamento com antibióticos, quando não cumprido no período correto, ou seja, quando o usuário para de tomar o medicamento antes do final do tratamento, as bactérias resistem e voltam à tona dias depois, na maioria das vezes com mais força, exigindo tratamento com medicamentos de maior efeito antibiótico.  

O papel da Agevisa nesse processo, assim como das demais agências municipais, é comunicar à população, informando da existência da consulta pública. É uma forma de ouvir a sociedade organizada, como instituições, associações e conselhos de classe ligados principalmente ao setor da saúde, a exemplo dos Conselhos Regionais de Farmácia e Medicina. “A idéia é que eles enviem propostas e criem normas que possam ser viáveis e com foco na proteção da saúde da população”, destacou o diretor geral José Alves Cândido.

A proposta de resolução está disponível na íntegra no site da Anvisa. As sugestões deverão ser encaminhadas por escrito, em formulário específico disponibilizado no endereço eletrônico, para o endereço Agência Nacional de Vigilância Sanitária/CPCON/GFIMP/GGIMP, SIA Trecho 5, Área Especial, 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050; ou para o fax (61) 3462-5833 e o e-mail med.controlados@anvisa.gov.br. A proposta de resolução disponível para consulta pública e o formulário para envio de contribuições estão no endereço: www.anvisa.gov.br/divulga/consulta/index.htm.

Marcelo Rodrigo, da Assessoria de Imprensa da Agevisa