João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa, Detran e Cefor capacitam condutores de ambulâncias

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 - 13:58 - Fotos: 

Os condutores de ambulâncias de mais de 100 municípios farão, nesta terça-feira (14) um curso complementar com duração de 10 horas para integrar a primeira etapa do ‘1º Curso para Condutores de Veículos de Emergência’, concluída em maio, e que teve total de 40 horas. O curso é oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e acontecerá no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor).

Com o total de 50 horas acumuladas nos cursos, os condutores poderão receber do Detran-PB uma habilitação específica para ambulâncias. Os novos cursos para os municípios que ainda não participaram já terão a carga horária completa. O curso complementar acontecerá nos turnos da manhã e da tarde no auditório da sede do Cefor, em João Pessoa.

A diretora Técnica de Estabelecimentos e Práticas de Saúde e Saúde do Trabalhador da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Fátima Arnaud, destacou a importância do curso para o exercício da função de motorista de ambulâncias. “É preciso que os condutores de ambulância tenham conhecimento de como agir em casos de emergência. Por isso, os motoristas precisam saber como agir para auxiliar no trabalho de socorro e preservação da saúde das possíveis vítimas”, disse Molina.

O curso é pioneiro na Paraíba, conforme o técnico e fisioterapeuta do Núcleo de Programas, Projetos e Desenvolvimento de Cursos (NPPDC) do Cefor, Paulo Ricardo Rodrigues. A capacitação cumpre as normas da resolução que exige que todos os motoristas de ambulâncias tenham curso de primeiros socorros. Os instrutores do curso de amanhã são profissionais do Detran-PB, que abordarão questões sobre direção defensiva.

 Marcelo Rodrigo, da Assessoria de Imprensa da Agevisa