Fale Conosco

21 de dezembro de 2017

Agevisa dá capacitação em Vigilância Sanitária dos Alimentos a técnicos de 59 municípios



Capacitação em Visa dos Alimentos (07) A Agência Estadual de Vigilância Sanitária contemplou um total de 87 profissionais ligados à área de saúde com novos conhecimentos e novas técnicas de fiscalização e controle de alimentos. O curso de Introdução à Vigilância Sanitária dos Alimentos foi ministrado pelo engenheiro de Alimentos Márcio Ducat, para inspetores sanitários e coordenadores de Vigilância Sanitária de 59 municípios paraibanos, além de quatro nutricionistas do Hospital Clementino Fraga, de João Pessoa.

O curso integrou o programa permanente de capacitação da agência reguladora estadual disse a diretora-geral Maria Eunice Kehrle dos Guimarães. O ‘Agevisa Capacita’, segundo ela, tem a finalidade de ampliar a capacidade técnica dos profissionais de Vigilância Sanitária e, com isso, promover o fortalecimento e a atuação eficiente do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) em todo o território paraibano.

Municípios beneficiados – A Capacitação em Vigilância Sanitária dos Alimentos foi realizada entre os dias 11 e 14 deste mês, sendo dividida em duas turmas de aproximadamente 40 participantes cada, e atendeu aos municípios de Araçagi, Arara, Araruna, Barra de São Miguel, Belém, Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Caiçara, Capim, Caraúbas, Carrapateira, Catingueira, Conde, Cuité, Cuitegi, Curral Velho, Emas, Guarabira, Gurinhém, Itaporanga, Itatuba, Jacaraú, João Pessoa, Logradouro, Mamanguape, Marcação, Massaranduba, Mato Grosso, Mulungu, Nazarezinho, Nova Floresta, Passagem e Pedras de Fogo.

Também participaram técnicos de Pilões, Peõezinhos, Pirpirituba, Pitimbu, Poço Dantas, Pombal, Princesa Isabel, Queimadas, Riachão do Poço, Rio Tinto, São José da Lagoa Tapada, Salgadinho, Santa Helena, Santa Rita, Santana dos Garrotes, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Sapé, Sertãozinho, Sobrado, Sousa, Taperoá, Uiraúna, Várzea, Vista Serrana e Zabelê.

Esse trabalho, de acordo com o diretor diretor-técnico de Medicamentos, Alimentos, Produtos e Toxicologia da Agevisa/PB, Ailton Cesar dos Santos Vieira, terá continuidade em agevisa-capacitação22018, e o objetivo é alcançar o maior número possível de municípios.

“Temos ciência de que ocorreram várias mudanças nas Vigilâncias Sanitárias municipais, em decorrência do processo eleitoral do ano passado, e isso reforça ainda mais a necessidade de capacitação e acompanhamento das ações de Visas nos municípios. Então, durante o exercício de 2018 buscaremos intensificar os processos de formação e também a criação de mecanismos de interação entre a Agevisa e as Visas municipais, propiciando uma ação ainda mais sistêmica e eficaz”, observou César Vieira.

Ele ressaltou que a Agevisa, na condição de coordenadora do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária, tem como uma de suas responsabilidades promover o desenvolvimento de recursos humanos, contribuindo, dessa forma, para o fortalecimento das ações das Visas municipais e, consequentemente, para a segurança sanitária do Estado da Paraíba.