João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa comemora Dia Estadual da Vigilância Sanitária com campanhas educativas

terça-feira, 25 de outubro de 2011 - 18:45 - Fotos: 

Servidores da Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), se reuniram no final da tarde desta terça-feira (25), na sede do órgão, em João Pessoa, para celebrar o Dia Estadual da Vigilância Sanitária. As comemorações estão acontecendo em todo Estado, desde o último dia 20, e vão até a próxima quinta-feira (27), com inserções na mídia e pronunciamentos em Câmaras Municipais sobre a importância desta instituição para a sociedade.

O diretor geral da Agevisa, Antonio Sérgio Lemos de Sousa, explicou que o objetivo destas articulações é tentar construir a conscientização de gestores, trabalhadores e usuários de que a vigilância faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS não existe somente para atender doentes, fazer internamentos, cirurgias e fornecer medicamentos. O direito à saúde também é a garantia de que o cidadão não vai se expor a situações de riscos que desestabilizam o ser humano, que alteram sua integridade física e até o levam a morte. E é justamente na prevenção que entra o nosso trabalho”, disse.

O Dia Estadual da Vigilância Sanitária foi instituído em dezembro de 2003, por meio da Lei 7.481, de 1º de dezembro de 2003. O Artigo 2º  diz que o dia deve ser voltado para campanhas educativas e publicitárias, na busca de efetivar uma parceria entre a Vigilância Sanitária e a sociedade.

Na Paraíba, a Agevisa tem a finalidade de promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos (medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, perfumes, cosméticos, agrotóxicos e alimentos em geral) e serviços.

Segundo o diretor da Agevisa, em meio às comemorações, o fato que vem sendo destacado é a participação da sociedade. “Diante da complexidade do nosso trabalho, cabe ao cidadão o direito de acionar os agentes da Vigilância Sanitária sempre que sentir que está exposto a riscos”, explicou.

Para fazer qualquer tipo de denúncia, pedir informações e/ou esclarecimentos, os contatos com a Agevisa podem ser feitos pelo e-mail ouvidoria@agevisa.pb.gov.br, ou pelos telefones 150 (24 horas) e 3218-5933, em João Pessoa (de segunda a sexta, no horário comercial).