João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa comemora Dia da Vigilância Sanitária e anuncia capacitação

sexta-feira, 26 de outubro de 2012 - 09:12 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) vai promover, na primeira semana de dezembro, um curso de Capacitação em Controle de Qualidade de Mamografia com a finalidade de melhor qualificar os profissionais da própria agência reguladora e das Vigilâncias Sanitárias municipais. A qualificação foi anunciada pelo diretor geral da Agevisa/PB, Jailson Vilberto, durante evento comemorativo pelo Dia Estadual de Vigilância Sanitária (25 de outubro), realizado nesta quinta-feira no Largo do Centro Turístico, em João Pessoa/PB.

O objetivo, segundo a diretora técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos da Agevisa/PB, Helena Teixeira Lima, é abrir vagas do curso também para técnicos do setor regulado. “Assim como é importante que os nossos inspetores estejam cada vez mais qualificados para fiscalizar os equipamentos e os procedimentos relacionados à mamografia, é necessário também que os próprios funcionários das empresas que prestam esse serviço à sociedade estejam igualmente capacitados para desempenhar suas funções da maneira mais qualificada possível”, comentou Helena. 

Comemoração – O Dia Estadual de Vigilância Sanitária foi comemorado na Paraíba com uma série de atividades educativas promovidas pela Agevisa/PB e direcionadas ao esclarecimento da população sobre o papel da Agência Reguladora enquanto instrumento estatal de promoção da proteção da saúde da sociedade paraibana. A programação também incluiu informações relacionadas à importância da prevenção para o combate ao câncer de mama.

Das 8h30 às 12h, servidores da Agevisa/PB prestaram informações sobre a Vigilância Sanitária e sobre as ações da agência no sentido do cumprimento fiel dos seus objetivos, os quais contemplam a proteção da saúde do povo paraibano por meio do controle sanitário da produção, da fabricação, da embalagem, do fracionamento, da reembalagem, do transporte, do armazenamento e da distribuição e comercialização de produtos e serviços submetidos ao regime de vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionadas.

Ao mesmo tempo, foram prestadas informações sobre o câncer de mama, dentro da mobilização mundial denominada “Outubro Rosa”. Os trabalhos nesse sentido tiveram a participação de servidores do Hemocentro da Paraíba e também de alunos e funcionários do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Além disso, no mesmo local a população teve acesso a testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

“Durante toda a manhã, foi grande a procura de informações sobre a vigilância sanitária e sobre a questão do câncer de mama por parte de pessoas, não somente de João Pessoa, mas também turistas que visitavam a Capital paraibana”, comentou Helena Lima. Ela destacou também a grande colaboração recebida da PBTur e da Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista (Deatur), que garantiu segurança e apoio logístico.

Outubro Rosa – Como parte da programação organizada pela Agevisa/PB, foi dado destaque especial ao problema do câncer de mama durante as atividades realizadas na quinta-feira (25), em Tambaú. Segundo tipo mais frequente em todo o mundo e o mais comum entre as mulheres, o câncer de mama responde por 22% dos casos novos a cada ano, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, disponibilizados em http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama.

A diretora Helena Lima esclareceu que a incorporação de atividades ligadas ao Outubro Rosa nas comemorações pelo Dia Estadual de Vigilância Sanitária foi motivada tanto pelo compromisso da Agevisa/PB enquanto instrumento regulador dos serviços de mamografia, quanto pela própria consciência dos dirigentes da agência de que é preciso bem informar a população sobre todos os segmentos do setor regulado.

“No caso do câncer de mama, a desinformação em relação ao problema, por parte da grande maioria da população, funciona hoje como um grande agravante para os casos cuja incidência aumenta a cada ano, não somente no Brasil, mas em todo o mundo”, enfatizou. Helena Lima acrescentou que, uma vez devidamente informadas, as pessoas passam a buscar com maior frequência os serviços oferecidos, tanto pelo setor público quanto pela iniciativa privada.

Ela disse também que o empenho de todos os órgãos da administração estadual nas ações que visam a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da sociedade paraibana é uma determinação pessoal do próprio governador Ricardo Coutinho. “O governador, desde que assumiu a administração do Estado, vem investindo em novas tecnologias, na ampliação da rede física da saúde e também na descentralização das ações como forma de atender a população com um serviço de qualidade em todas as regiões do Estado. E nesse processo, ele cobra e conta com o empenho e dedicação exclusiva dos seus auxiliares”, ressaltou.