João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa comemora 13 anos de promoção e proteção da saúde da sociedade paraibana

quarta-feira, 15 de abril de 2015 - 12:20 - Fotos: 

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária completou, no dia 12 de abril, 13 anos de ação efetiva no sentido da promoção e defesa da saúde da população. De acordo com a diretora geral, Glaciane Mendes, muito há o que comemorar nesses 13 anos da Agevisa/PB, notadamente em face do investimento contínuo na execução de ações estratégicas que objetivam o fortalecimento da própria estrutura reguladora do órgão.

A Agevisa/PB, segundo Glaciane, está focada no cumprimento de sua missão de promover a proteção à saúde da população por meio do controle sanitário e do controle dos riscos oriundos de produtos e serviços oferecidos à população. Nesse processo, a diretora ressalta o “cuidado de agir educativamente e preventivamente, intervindo nos riscos, em ação conjunta com os municípios e com órgãos parceiros para a constante melhoria da qualidade de vida da população paraibana”.

“Para atingirmos as nossas metas, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado, estamos trabalhando primeiramente no sentido do equilíbrio financeiro da própria agência, e os resultados vêm melhorando a cada ano. Em 2014, por exemplo, conseguimos reduzir as despesas em 4,5%, em comparação ao exercício administrativo-financeiro de 2013. E por intermédio de um rígido controle de gastos, fizemos com que a relação receita/despesa se mantivesse em perfeito equilíbrio”, comentou.

O equilíbrio financeiro e a gestão controlada dos processos relacionados à infraestrutura, pessoal e serviços realizados, conforme Glaciane Mendes deu à Agevisa/PB condições efetivas de avançar em 2014 e de prever grandes resultados para o atual exercício de 2015. Nesse cenário, a direção da Agevisa/PB conseguiu investir em 2014, com recursos próprios, valores significativos acima de R$ 500.000,00 na aquisição de equipamentos de informática e na implementação de um novo Sistema de Informações e de ar-condicionado, mobiliários, reforma do Prédio-sede de Guarabira,renovação do contrato de telefonia móvel e fixa e em benefícios voltados para os servidores.

Além disso, valores superiores a R$ 20.000,00 foram investidos em capacitações, treinamentos, seminários, simpósios e palestras voltados tanto para os profissionais que atuam na Vigilância Sanitária estadual e nas Visas municipais quanto para representantes dos vários segmentos do setor regulado, para servidores e gestores de Unidades de Farmácia Básica e para a população em geral.

“Alicerçada nos bons resultados que vêm sendo registrados a cada ano, a Agevisa continua intensificando o trabalho de gestão comprometida com a participação de todos os integrantes da sua equipe; com a alocação correta dos recursos; com o atendimento às demandas sociais e do setor regulado, e com a parceria com os municípios e outros órgãos governamentais e não-governamentais que possam contribuir efetivamente para a promoção, preservação e defesa da saúde dos paraibanos”, enfatizou Glaciane Mendes.