João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa apoia conferência e ressalta importância da integração de órgãos de saúde

quinta-feira, 24 de agosto de 2017 - 12:28 - Fotos:  Secom-PB

“A integração e articulação dos órgãos que desenvolvem atividades ligadas ao setor de Saúde é extremamente importante, à medida que amplia a capacidade de ação dos segmentos envolvidos por meio da aplicação de experiências que, somadas, possibilitam o fortalecimento de ações e programas voltados para a promoção e proteção à saúde das pessoas”, ressaltou a diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Maria Eunice Kehrle dos Guimarães, na primeira reunião preparatória da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, realizada no Auditório da Agevisa/PB.

Organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), em conjunto com o Conselho Estadual de Saúde, a Conferência Estadual de Vigilância em Saúde tem realização prevista, na Paraíba, para os dias 10 e 11 de outubro, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa/PB. O evento faz parte da programação estabelecida para todo o País como atividade preparatória à 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, promovida pelo Ministério da Saúde, a ser realizada no período de 21 a 24 de novembro de 2017, em Brasília/DF.

Preliminarmente à 1ª CNVS, foram programadas etapas preparatórias de âmbito municipal e/ou macrorregional, entre os dias 22 de junho e 31 de agosto, e estadual, que devem ser realizadas entre os dias 01 de setembro e 21 de outubro. Na Paraíba, segundo informação da SES/PB, 160 dos 223 municípios paraibanos já agendaram seus eventos.

Entre os objetivos da 1ª CNVS estão a proposição de diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento dos programas e ações de Vigilância em Saúde, como também a reafirmação e efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) que privilegiam o direito à Proteção da Saúde por meio de uma estrutura pública e de qualidade.

“Este processo envolve todos os setores responsáveis pela saúde das pessoas, e isto inclui a Vigilância Sanitária, cuja finalidade é promover, de forma preventiva e também educativa, a proteção à saúde humana por meio do controle sanitário e do controle dos riscos oriundos dos produtos e serviços oferecidos à população. Por isso estamos integrados às ações preparatórias da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, e com certeza participaremos efetivamente do evento, tanto na etapa estadual quanto nacional”, afirmou a diretora-geral da Agevisa/PB.