João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa, Anvisa e MP combatem medicamentos irregulares na PB

terça-feira, 13 de abril de 2010 - 16:46 - Fotos: 
A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o apoio do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPE-PB), realizam entre esta quarta e sexta-feira (14 a 16), o I Workshop Paraibano de Combate aos Medicamentos Irregulares. Na abertura do evento – que acontecerá às 8h30 desta quarta-feira, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, no Centro de João Pessoa – serão lançadas a campanha ‘Medicamento Verdadeiro’ e a ‘Cartilha sobre os cuidados com o uso de medicamentos’.

Segundo o diretor da Agevisa, José Alves Cândido, o evento proporcionará o debate sobre a problemática do comércio e do uso de medicamentos irregulares, em âmbitos estadual e nacional. “Toda a sociedade está sujeita a danos causados por medicamentos falsificados, adulterados e contrabandeados. Os prejuízos vão desde a perda de divisas, com a sonegação fiscal, até aos males que causam à saúde e às mortes, que muitas vezes nem são relacionadas às causas verdadeiras, ou seja, ao consumo de medicamentos irregulares. Os riscos de intoxicação medicamentosa de um medicamento irregular são muito maiores do que com os regulares. Isso, porque não se conhece a origem e as substâncias contidas nestes medicamentos, que podem até levar à morte”, alertou.

O lançamento da campanha marca o início da distribuição de materiais de divulgação (folders, cartazes e cartilhas) em todo o Estado, contendo informações e esclarecimentos aos cidadãos e consumidores, empresas e instituições públicas e privadas sobre a segurança na aquisição e uso responsável de medicamentos, bem como sobre o reconhecimento de produtos ilícitos.

“O material será utilizado como ferramenta de educação, aliada ao combate ostensivo fiscalizatório sobre esses tipos de ilegalidades. A Paraíba é referência nacional nas estratégias e ações de combate aos produtos irregulares, através de sólida integração e articulação institucional conduzida pelo MPE-PB e Agevisa-PB”, destacou Alves.

O workshop acontecerá nos turnos da manhã e tarde e é direcionado a profissionais que atuam na área da saúde, nos órgãos de fiscalização (vigilâncias sanitárias) e de defesa do consumidor e nas polícias Federal, Militar, Civil e Rodoviária Federal, além de promotores de Justiça que atuam na defesa dos direitos do consumidor e da saúde, de membros dos conselhos regionais de Farmácia do Nordeste, dentre outros. O evento é direcionado, principalmente, a esses públicos, mas é aberto à população.

Da Assessoria de Imprensa da Agevisa-PB