João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa alerta serviços móveis de diálise sobre remoção de pacientes

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 - 19:54 - Fotos: 
A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), por meio de sua Diretoria Técnica de Serviços de Saúde, alerta sobre os procedimentos de diálise realizados nos hospitais da Paraíba nos casos em que se deve evitar o transporte e a remoção do paciente aos centros de hemodiálise.

Conforme a Nota Técnica 006/09 publicada na semana passada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o atendimento a partir de agora também poderá ser realizado nos demais hospitais desde que atendam as exigências da legislação em vigor (RDC 154/04).

Segundo a diretora técnica de Serviços de Saúde da Agevisa, Fátima Arnaud, apesar do Ministério da Saúde autorizar esse tipo de procedimentos em hospitais se faz necessário o cumprimento das exigências sanitárias e uma delas diz respeito ao acompanhamento integral do procedimento por uma equipe composta de médico nefrologista, enfermeiro e auxiliar de enfermagem.

A vigilância sanitária alerta ainda sobre a necessidade de tratamento da água e sobre a proibição do reuso de agulhas, linhas, isoladores de pressão e demais materiais descartáveis, além dos cuidados e medidas de prevenção e controle de infecção hospitalar.

Da Assessoria de Imprensa da Agevisa