Fale Conosco

1 de fevereiro de 2012

Agentes penitenciários participam de curso em Campina Grande



O secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino, abriu, nesta quarta-feira (1º), o I Curso Operacional Padrão para agentes penitenciários, em Campina Grande. A aula inaugural ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), com a participação de 30 agentes.

De acordo com o secretário, o curso de formação é de procedimento padrão tático e busca alertar para os eventuais riscos do presídio, bem como mudar a lógica de gestão interna da unidade carcerária. Ele tem a duração de uma semana, com aulas nos dois turnos.

Depois de Campina Grande, serão ministrados cursos em mais nove cidades da Paraíba.  “Estamos realizando uma sequência de cursos voltados para o estabelecimento de procedimentos operacionais padrões para capacitar os nossos agentes a lidar com o sistema penitenciário e os seus naturais riscos”, explicou o titular da Secretaria de Administração (Seap). Ele disse que o Governo do Estado já convocou 1.300 agentes concursados e, até o início de outubro deste ano, serão chamados mais 700, totalizando dois mil.

Harrison Targino observou que, constantemente, o Governo tem investido na capacitação dos servidores, inclusive, dos agentes penitenciários. A Seap realizou quatro cursos para agentes: Inteligência Penitenciária, Escolta e Intervenção Tática, Manuseio de Arma de Tiro e de Rotinas e Procedimentos Operacionais.

Alunos destacam aprendizado – O agente Rômulo Figueiroa é um dos servidores que está aproveitando o curso. Ele disse que, em três anos de trabalho no sistema penitenciário, esta é a primeira vez que faz um curso com um bom nível de informações. “Este curso é importante porque nos capacita e define um padrão operacional de atuação em todos os presídios”, comentou.

 

Para o agente penitenciário Ally Napy, a realização do curso é relevante para a categoria porque transmite ensinamentos eficientes de técnicas adequadas a diversas situações de conflito interpessoais durante suas atividades profissionais.