Fale Conosco

10 de maio de 2012

Agentes penitenciários nomeados têm 30 dias para tomar posse



Os agentes de segurança penitenciária nomeados pelo governador Ricardo Coutinho têm 30 dias para tomar posse, contados a partir da publicação do ato de nomeação. A convocação da 11ª turma de aprovados no concurso aconteceu na segunda quinzena de abril e a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (8).

Os atos de nomeação foram entregues durante solenidade no Palácio da Redenção, mas quem não recebeu poderá se dirigir à Casa Civil, que fica na Avenida Epitácio Pessoa, 1457, 2º andar. Para tomar posse, o candidato precisa fazer o exame admissional, que se constitui de um exame mental e outro físico.

O exame mental pode ser feito no Complexo Juliano Moreira,em João Pessoa, nos CAPS (se emitido por psiquiatra) ou qualquer instituição ou consultório médico particular, desde que emitido por psiquiatra. Em seguida, o aprovado passa pelo exame físico, que está sendo feito pela Perícia Médica do Estado da Paraíba, na capital, em Campina Grande e em Patos. O agendamento do exame físico pode ser feito pelo telefone 3211-6055, mas para sua realização é preciso ter em mãos o atestado de sanidade mental e os documentos pessoais.

Para tomar posse, o candidato precisa apresentar uma lista de documentos na Secretaria da Administração, no 3º andar do III Bloco do Centro Administrativo, em Jaguaribe, João Pessoa. O telefone do setor para dúvidas é 3218-4616.

O concurso realizado em 2008 ofereceu duas mil vagas. 1.730 aprovados já foram convocados para atuar nos presídios do Estado. Somente em 2011 e 2012, o governo nomeou 477 agentes penitenciários, o que representa 24% do total de aprovados.

Para Ricardo Coutinho, as nomeações representam a busca em profissionalizar a carreira e fazer com que os presídios, penitenciárias e cadeias tenham servidores de carreira que possam melhorar os serviços prestados e a ressocialização dos presos. “Queremos resgatar a cidadania dos detentos para que possam viver dignamente. Essa é a melhor forma para acabar com esse ciclo em que o preso cumpre a pena e retorna ainda mais perigoso para a sociedade”, afirmou.

 

Confira lista dos documentos para posse:

lista documentos posse agentes penitenciários