João Pessoa
Feed de Notícias

Agentes penitenciários do Estado participam de Curso de Inteligência Prisional

terça-feira, 19 de março de 2013 - 17:01 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), está realizando o “Curso de Introdução a Atividade de Inteligência Penitenciaria – (CIAINP)”, com o objetivo de capacitar os agentes penitenciários paraibanos para atuar na produção e proteção do conhecimento, de forma a subsidiar ações preventivas no sistema prisional. A aula inaugural foi ministrada pelo superintendente da Agência Brasileira de Inteligência na Paraíba (ABIN), Sílvio Pires da Silva, que ressaltou a importância das ações de inteligência, produção de conhecimento e sua proteção.

Sob a coordenação da Gerência Executiva de Planejamento, Segurança e Informação (Geplasi), e execução da Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba (Egepen-PB), o curso será ministrado até o dia 30 de abril para 36 agentes penitenciários lotados nas principais unidades prisionais das regiões geoadministrativas do Estado. As aulas serão ministradas por instrutores profissionais da ABIN e oficiais das polícias Civil e Militar.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária Wallber Virgolino, ressaltou a importância do treinamento. “O curso é de fundamental importância para a qualificação dos agentes penitenciários. Inteligência e capacitação compõem um dos principais eixos da segurança penitenciária. Nosso objetivo é qualificar os servidores para trabalharem com agilidade e segurança no tratamento das informações que transitam no sistema, dentro e fora dos estabelecimentos prisionais”, afirmou o secretário.