João Pessoa
Feed de Notícias

Agentes penitenciários da Paraíba participam de treinamento com instrutores do Distrito Federal

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014 - 11:02 - Fotos: 

Agentes penitenciários da Paraíba participam do 4º Curso de Escolta e Intervenção Tática em Estabelecimentos Prisionais (Ceitep) com instrutores do Departamento Penitenciário de Operações Especiais do Distrito Federal. O treinamento acontece no Centro de Educação da Polícia Militar, em João Pessoa.

O Departamento Penitenciário promove cursos de capacitação para agentes de todo o país, inclusive para os dos presídios federais. De acordo com o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, o curso vai garantir mais segurança nas unidades prisionais. “É mais uma prova do quanto estamos investindo na capacitação dos nossos agentes, para que as ações nas unidades prisionais sejam cada vez mais pautadas pelo profissionalismo”, disse Wallber.

Na semana passada, os agentes tiveram quatro dias de instruções de sobrevivência na Caatinga, com policiais militares paraibanos especializados no Curso de Operações e Sobrevivência em Caatinga (Cosac). As orientações operacionais aconteceram em áreas rurais da região de Patos e do Pico do Jabre, em Teixeira.

O 4º Ceitep teve início no dia 23 de novembro e vai até o dia 20 de dezembro. “Nesta reta final, estamos com 29 agentes em treinamento. É um curso que exige muito preparo físico e psicológico”, explicou o coordenador-geral do Grupo Penitenciário de Operações Especiais da Paraíba (GPOE-PB), Fabiano Lucas.

Concluir o Ceitep é um os requisitos para compor os quadros do GPOE-PB, equipe encarregada de realizar intervenções nas unidades prisionais em situações extremas. O grupo é responsável também por escoltas de alto risco, a exemplo da transferência de apenados para presídios federais.