João Pessoa
Feed de Notícias

Agentes penitenciários da Paraíba concluem capacitação em Brasília

quinta-feira, 8 de maio de 2014 - 08:47 - Fotos:  Secom-PB

O secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, Wallber Virgolino, recebeu na última terça-feira (6) os quatro agentes penitenciários que passaram 24 dias em Brasília, assimilando técnicas de aperfeiçoamento no 5º Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário. O treinamento aconteceu entre os dias 7 e 30 de abril, na capital federal.

O curso é referência nacional e atraiu agentes penitenciários de Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Acre, Goiás, Rio Grande do Sul, Alagoas, Ceará, e outros estados. Os agentes paraibanos compõem o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE), criado pelo Governo do Estado para atuar tecnicamente em princípios de motins e rebeliões, além de realizar escoltas de alto risco.

De acordo com o secretário, trata-se de mais uma ação do Governo da Paraíba com o objetivo de profissionalizar cada vez mais o sistema penitenciário. “Em outubro do ano passado, nossos agentes já haviam ido a Brasília participar do módulo básico desse curso. Agora, eles foram se capacitar no módulo avançado, que exige mais técnica dos candidatos. E mais uma vez, todos os nossos agentes que se submeteram aos testes conseguiram concluir as etapas”, disse Wallber.

Do total de 54 agentes no curso, 11 não conseguiram superar todas as provas, que exigiam habilidades em mobilizações táticas, natação com armamento, manuseio com tonfa, tiro tático, técnicas de rapel, procedimentos de escolta, entre outros testes. A Paraíba foi representada pelos agentes Alcenir Gonçalves, Souza Brasil, Lucas Leal e Delmiro Antônio.

Na opinião de Lucas Leal, a oportunidade de participar de mais um treinamento em Brasília representa uma forma de poder compartilhar com os demais colegas de profissão o que foi assimilado no curso. “Quando a gente conseguir passar para os nossos companheiros esse conhecimento, nossa função de multiplicadores será cumprida”, disse o agente.