João Pessoa
Feed de Notícias

Agentes do Centro de Reeducação recebem treinamento tático

segunda-feira, 8 de março de 2010 - 13:59 - Fotos: 
Os agentes penitenciários do Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão receberam um treinamento de intervenção tática com uso de algema e bastão policial na rotina do estabelecimento prisional. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária do Governo do Estado ( Secap) com a Polícia Militar e deve ser estendida aos demais estabelecimentos prisionais do Estado.

No treinamento, os agentes receberam orientações de como agir em situações extremas de risco, como um ataque surpresa, e a melhor forma de condução das reeducandas às consultas médico-hospitalares e em audiências judiciais.

Segundo o Sargento Batista, que ministrou o curso com equipamento cedido pelo 5º BPM, o objetivo do curso é aperfeiçoar o agente penitenciário para que ele utilize as algemas e os bastões em situações de emergência sem violência. “Esses instrumentos existem apenas para imobilizar. Nossa finalidade é fazer com que o agente seja técnico no assunto, utilizando os instrumentos não para agredir, mas para imobilizar e conter a pessoa que está fora de controle”, disse.

O treinamento tático foi realizado em um espaço dentro complexo de Penitenciárias de Mangabeira. Os grupos foram formados de acordo com as folgas dos agentes penitenciários, nos dias 24 e 25 de fevereiro e nos dias 1 e 4 de março.

A diretora do Centro de Reeducação Feminino, Susana Lima dos Santos, disse que essa é a primeira de outras capacitações que serão disponibilizadas aos agentes penitenciários, especialmente para os convocados na gestão passada e nomeados sem treinamentos específicos como esse. “O nosso objetivo, dentro do que o Governo do Estado tem buscado realizar, é valorizar o funcionário, levantar a auto-estima dos nossos agentes. Assim eles trabalharão melhor e mais motivados”, disse a diretora.
 

Angélica Nunes, da Assessoria de Imprensa da Secap