João Pessoa
Feed de Notícias

Agentes de trânsito participam de curso de motopilotagem defensiva no Detran

quarta-feira, 16 de outubro de 2013 - 10:54 - Fotos: 

Cinco agentes de trânsito aprovados no concurso público do Departamento Estadual de Trânsito, nomeados no mês de julho deste ano pelo governador Ricardo Coutinho, participaram, nesta quarta-feira (16), do Curso de Motopilotagem Defesiva oferecido pelo Detran em parceria com o Centro de Treinamento Honda. A turma é formada por 30 alunos e as vagas foram distribuídas entre o Detran e os Departamentos Municipais de Trânsito de Bayeux e Santa Rita.

Da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran foram escolhidos os agentes com carteira nacional de habilitação na categoria “A”, específica para motociclistas. As aulas teóricas foram ministradas no auditório da Escola Pública de Trânsito, que funciona na sede do Detran, em Mangabeira e as aulas práticas no estacionamento do órgão.

O curso, que visa ensinar técnicas de motopilotagem defensiva e evitar acidentes envolvendo motociclistas, já foi oferecido pelo Detran para policiais militares lotados no Batalhão de Policiamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Samu, Secretaria da Mobilidade Urbana de João Pessoa, soldados do Exército, Capitania do Portos e agentes de policiamento de trânsito que faziam parte do quadro efetivo do Detran.

Os instrutores da Honda repassam desde informações sobre o funcionamento e manutenção do veículos até dicas de como transitar com segurança obedecendo regras de direção defensiva. Após o curso básico, os agentes estarão aptos a participar do curso avançado de motopilotagem avançada e, em seguida, participarão de cursos sobre educação e segurança no trânsito.

Segundo a chefe da Divisão de Policiamento de Educação para o Trânsito do Detran, Abimadabe Vieira, o curso faz parte das ações implementadas pelo Detran para diminuir o envolvimento dos motociclistas paraibanos em acidentes de trânsito, considerando que eles representam mais de 70% das vítimas atendidas pelos hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e Campina Grande.

O chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran, major Rochester Vale, disse que é importante que os novos agentes de trânsito passem por este curso, considerando que além das viaturas, também utilizam as motocicletas, durante as fiscalizações e muitas vezes são forçados e encarar situações de perseguição a motociclistas que tentam fugir do bloqueio policial. “Com o curso de motopilotagem e direção defensiva, nossos agentes de trânsito estarão aptos a conduzir as motocicletas com agilidade e segurança tornando as ações de fiscalização cada vez mais eficientes” , concluiu o major.

No dia 24 de outubro mais 16 agentes de trânsito do Detran participarão do Curso de Motopilotagem no Centro de Treinamento da Honda, situado no Recife. A nova turma também terá participação de patrulheiros do DER e de outros agentes dos Departamentos Municipais de Trânsito de Bayeux e Santa Rita.