Fale Conosco

7 de setembro de 2012

Agentes comunitários de saúde participam de curso técnico em Patos



Começou na quinta-feira (6) o Curso Técnico de Formação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Patos. O treinamento é oferecido pelo Governo da Paraíba, através do Centro Formador de Recursos Humanos, Cefor.

As aulas acontecem na Escola Lions Djalma Medeiros, no bairro Belo Horizonte, com encontros nas terças e quintas-feiras. A carga horária é de 16h semanais. Setenta e cinco ACS (divididos em duas turmas) se inscreveram. As inscrições ainda podem ser feitas até a próxima terça-feira (10). O curso terá como facilitadoras as enfermeiras: Mellissa Rodrigues, Hígia Morgana, Dione Medeiros e Ingrid Rodrigues.

A capacitação faz parte do plano de educação permanente do Governo da Paraíba, que pretende concluir, até 19 de dezembro deste ano, a primeira etapa de formação técnica dos agentes de saúde. A meta é realizar mais duas etapas de qualificação propostas pelo Ministério da Saúde.

Na abertura da aula inaugural, em Patos, a coordenadora da Atenção Básica do município, Sandra de Lourdes, falou da importância da qualificação e pediu empenho e bom aproveitamento de todos. A apoiadora da 6ª GRS, Keyla Brandão, que representou o gerente regional, falou sobre o processo que vem sendo desenvolvido pelo Governo da Paraíba no tocante à educação continuada, destacando uma série de cursos técnicos que vêm sendo oferecidos aos profissionais de saúde, a exemplo dos de hemoterapia, radiologia e outros dirigido aos próprios ACS.

“Há um compromisso da Secretaria de Estado da Saúde (SES) não apenas com a qualificação profissional na média e alta complexidade, mas também na atenção básica, que é a porta de entrada para os serviços oferecidos pelo SUS”, comentou Keyla.

Na Paraíba, 1.475 ACS de 39 municípios devem passar por essa capacitação, distribuídos em 42 turmas.