Fale Conosco

24 de abril de 2013

Agência de Vigilância Sanitária promove capacitação em coleta de água para hemodiálise



O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba, promove, em julho, o curso de Aperfeiçoamento em Coleta de Água Tratada para Hemodiálise. A iniciativa vai ser realizada em parceria com o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde INCQS/Fiocruz, segundo informou o diretor geral da agência reguladora estadual, Jailson Vilberto.

A capacitação será direcionada para inspetores sanitários e técnicos dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública da Paraíba (Lacen), responsáveis pela coleta e processamento, respectivamente, das amostras de água utilizada nos procedimentos de diálise.

O curso, segundo o gerente técnico de Inspeção e Controle de Riscos em Serviços de Saúde, Ailton César dos Santos Vieira, terá caráter teórico-prático. O objetivo central será a qualificação das ações da vigilância sanitária por meio da atualização técnica e científica na prática dos profissionais diretamente envolvidos com as atividades do setor.

A qualidade da água usada em diálise, segundo ele, é de suma importância para a efetividade e segurança do procedimento, estando os serviços que realizam as atividades responsabilizados em manter os parâmetros mínimos de qualidade, de acordo com o que normatiza a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 154/2004/Anvisa.