João Pessoa
Feed de Notícias

Agência alerta para cuidados no manuseio de produtos como forma de prevenir doenças

quinta-feira, 15 de outubro de 2009 - 18:02 - Fotos: 

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) lembra o ‘Dia Mundial da Alimentação’ nesta sexta-feira (16). As ações na Paraíba estão ligadas à conscientização dos consumidores sobre os cuidados com o manuseio dos produtos que passam de mão em mão. A higiene apropriada de alimentos é a chave para a prevenção de doenças.

O gerente técnico de Alimentos da Agevisa, Flávio Pinto, informa que a cada dia milhares de pessoas são vítimas de doenças transmitidas por alimentos. “Seguir medidas simples de higiene pode evitar a maioria dessas doenças. Por isso, no dia que lembra a importância da alimentação estaremos divulgando os cinco pontos-chave para uma alimentação segura”, revela.

Conforme o gerente, esses cincos pontos “estão ligados aos cuidados que as pessoas devem ter durante a fabricação e o manuseio dos alimentos. A dica é manter a higiene para alimentos, equipamentos usados na preparação e proteger os produtos da ação de insetos e outros animais. Também as carnes e frutos do mar crus devem ser separados dos cozidos”, acrescenta.

Mais dicas – Os alimentos também precisam ser mantidos em temperaturas seguras. Os cozidos não devem ficar em temperatura ambiente por mais de duas horas; é preciso mantê-los quentes (acima de 60ºC) até servir. Todos os alimentos cozidos e perecíveis preferencialmente ficam refrigerados (abaixo de 5º), mas não guardados por muito tempo, mesmo na geladeira e nem descongelados em temperatura ambiente.

“As boas práticas de fabricação e manuseio de alimentos recomendam o uso de água tratada e ingredientes seguros. Selecione alimentos frescos e íntegros; escolha alimentos que passaram por processos que aumentam a segurança, como leite pasteurizado; lave frutas, verduras e legume, principalmente se forem consumidos crus e não consuma alimentos vencidos”, observa Flávio Pinto.

Já o diretor técnico de Alimentos e Toxicologia, João Peixoto, diz que a Agevisa realiza cursos para manipuladores de alimentos de bares, restaurantes, padarias, entre outros estabelecimentos. O objetivo é capacitá-los na preparação de alimentação saudável e segura. Neste segundo semestre já foram treinados 200 manipuladores.

“No Dia Mundial da Alimentação, a Agência está atuando nos principais municípios do Estado, onde serão distribuídos materiais informativos sobre o tema no sentido de orientar e informar os consumidores sobre a necessidade do consumo de alimentos saudáveis”, destaca Peixoto.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 2 milhões de pessoas morram por doenças diarréicas todos os anos, sendo a maioria causada pela ingestão de alimentos contaminados por diversas bactérias.

Da Assessoria de Imprensa da Agevisa