Fale Conosco

23 de novembro de 2012

Aesa registra temperatura de 38,9ºC e umidade relativa do ar abaixo dos 15% em Patos



As estações de meteorológicas do Governo do Estado registraram altas temperaturas no sertão paraibano nessa quinta-feira (22). Nas cidades de Patos e Sousa, os termômetros marcaram 38,9ºC e 37,5ºC, respectivamente. Os técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), responsáveis pelo monitoramento, também identificaram uma queda significativa na umidade relativa do ar na região, que chegou a marcar 14% em Patos.

As altas temperaturas no sertão paraibano são consideradas normais para esta época do ano, segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira. “Em outubro nós registramos 39ºC em Patos. A tendência é de que até o final do ano tenhamos muito calor naquela região”, explicou. Já no caso da umidade relativa do ar, foi observada uma queda em relação ao mês de novembro nos anos anteriores. “A média do dia inteiro era em torno de 50% e atualmente estamos com 30%. Na parte da tarde, que é o período mais crítico, já chegou a 11%,” alertou.

Em João Pessoa e Campina Grande o clima está menos quente. As temperaturas máximas de quinta-feira foram 31ºC e 32,2ºC, respectivamente. As umidades relativas do ar mais baixas nestas cidades foram: 57% na Capital e 34% em Campina, de acordo com os sensores da Aesa.

Tempo e temperatura na internet – A previsão do tempo para as próximas 24 horas está disponível no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br). A página eletrônica também disponibiliza dados agrometeorológicos (quantidade de chuva, velocidade do vento, temperatura e umidade do ar e do solo) medidos em tempo real, além da relação completa das barragens monitoradas pela Aesa, com os respectivos volumes.