Fale Conosco

19 de julho de 2012

Aesa registra madrugada fria com termômetros abaixo de 19º graus



Quatro cidades paraibanas registraram temperaturas abaixo dos 19 graus na madrugada desta quinta-feira (19), de acordo com o setor de monitoramento e hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). As mais baixas foram verificadas nas cidades de Areia (18ºC), Monteiro (18,7ºC), Cabaceiras (18,8ºC) e Campina Grande (18,9ºC).

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, a temperatura mais baixa do ano na Paraíba foi registrada no município de Cabaceiras, onde os termômetros marcaram 14,5ºC esta semana. Em Campina Grande, o recorde do ano foi de 17,2ºC no primeiro dia deste mês.

“A tendência é de que continuemos tendo madrugadas frias nesta região central do Estado até o mês de agosto. Considerando que Areia é a cidade mais fria da Paraíba, os números não nos surpreendem”, comentou Marle Bandeira.

Estudos do setor de monitoramento e hidrometria apontam que as temperaturas máximas nestas cidades não devem passar dos 30ºC e que o horário mais quente do dia deve ser por volta das 15h. “Areia deve ter máxima de 22,7ºC, Campina Grande em torno dos 24,4ºC e Monteiro, onde a amplitude térmica é maior, a máxima chega aos 28ºC”, explicou a meteorologista.

Estações meteorológicas – Com o objetivo de melhorar a rede de monitoramento ambiental da Paraíba, a Aesa está instalando 10 estações meteorológicas que vão captar as mudanças climáticas. Os aparelhos coletam, armazenam e transmitem em tempo real dados ambientais como temperaturas do ar, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, radiação solar, pressão atmosférica, precipitação pluviométrica, umidade e temperatura do solo.

“Já temos quatro estações instaladas e nossos técnicos continuam em campo para instalar as outras seis”, informou o gerente executivo de monitoramento e hidrometria, Lucílio José dos Santos Vieira, lembrando que as estações foram obtidas através de parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Diariamente, a Aesa divulga boletins com análise e previsão do tempo para toda a Paraíba no site www.aesa.pb.gov.br.