Fale Conosco

21 de outubro de 2011

Aesa registra chuvas acima da média no sertão paraibano



A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) registrou chuvas acima da média no Sertão paraibano. Na cidade de Cajazeiras, durante a noite de ontem e a madrugada de hoje, o acumulado chegou a 170 milímetros, enquanto a média pluviométrica é de pouco mais de 11 milímetros (a máxima registrada no mesmo período do ano passado foi 56 milímetros).

Nos municípios de Santa Helena e Bom Jesus também choveu forte – 139 e 87,3 milímetros, respectivamente. Segundo os meteorologistas da Aesa, estes fenômenos meteorológicos são comuns e bastante aguardados pelos nordestinos. “A tradição popular batizou estes fenômenos de ‘chuva da manga’ ou ‘chuva do caju’. A expressão regional é muito usada pelos sertanejos para designar as primeiras chuvas fortes neste período do ano”, lembrou o meteorologista Alexandre Magno.

De acordo com Marle Bandeira, também meteorologista da Aesa, normalmente, nos meses de outubro, novembro e dezembro são registrados estes eventos meteorológicos na Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zacas). “Isso se dá devido ao canal de umidade que vem da Amazônia e se encontra com as frentes frias”, explicou.

Previsão do tempo – De acordo com os dados do Departamento de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, áreas de instabilidade sobre o Nordeste do Brasil mantêm o tempo com muita nebulosidade e chuvas em áreas isoladas, em particular, na Paraíba. A previsão é de que, nas próximas 24 horas, o céu se mantenha oscilando de parcialmente nublado a nublado, com ocorrência de chuvas representativas no Sertão, onde a temperatura máxima não deve passar dos 34ºC. O boletim completo de análise e previsão do tempo está disponível no site www.aesa.pb.gov.br.