João Pessoa
Feed de Notícias

Aesa registra chuvas acima da média no Agreste, Brejo e Litoral

quarta-feira, 31 de julho de 2013 - 15:21 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

Depois de registrar uma alta de 61,5% em junho, este mês a capital paraibana voltou a receber chuvas acima da média histórica. Segundo dados do setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), em julho, o acumulado de chuva foi de 446,1 milímetros, que representa uma alta de 88,5% na média.

Na região do Litoral, destaque também para as cidades de Alhandra e Sapé, que tiveram aumento de 75,7% e 52% nas precipitações, respectivamente. No Agreste, as maiores altas em relação às médias históricas aconteceram em Itabaiana (51,8%), Ingá (31,4%), Pilar (33%) e Campina Grande (31,4%). E no Brejo, Areia (37,7%) também recebeu chuvas acima do esperado neste mês de julho.

Este aumento foi provocado pela umidade vinda do oceano Atlântico. Tivemos um avanço das nuvens baixas que provocaram chuvas persistentes no Litoral, inclusive com dias onde monitoramos eventos mais fortes, comuns nestes meses de junho e julho, nesta região”, explicou a meteorologista Marle Bandeira.

No Sertão, Alto Sertão e Cariri também foram registradas precipitações acima da média, mas os números, segundo Marle, não foram significativos. “Na cidade de Princesa Isabel, por exemplo, este ano choveu mais, só que o acumulado do mês inteiro pode ser comparado com o índice pluviométrico de apenas um dia em João Pessoa. E isso é considerado normal, já que não estamos na época de chuva destas regiões”, explicou.

Temperatura – A madrugada dessa quarta-feira (31) foi fria nas cidades de Cabaceiras (13,8 ºC), Monteiro (15,5 ºC), Campina Grande (13,8 ºC ) e Patos (18,3 ºC). A expectativa é de que hoje a mínima chegue aos 17 ºC. A temperatura mais baixa do ano foi anotada no dia 11 deste mês, no município de Sumé, onde os termômetros marcaram 11,7 ºC. A previsão do tempo para toda a Paraíba está disponível na internet, no site www.aesa.pb.gov.br.