Fale Conosco

18 de fevereiro de 2013

Aesa recupera comporta da barragem em Araçagi



Técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) concluem nesta terça-feira (19) a recuperação da comporta da barragem Araçagi. A manutenção foi iniciada na sexta-feira passada com a troca de algumas peças e será finalizada com a lubrificação das engrenagens. O reservatório da cidade de Araçagi tem capacidade para 63 milhões de metros cúbicos e atualmente está com quase 70% deste volume.

“Trocamos uma válvula borboleta defeituosa. Ela abria, mas emperrava na hora de fechar, o que inviabilizava o controle da vazão. Nossos técnicos vão concluir o trabalho e aplicar a abertura determinada pela gerência de Operação de Mananciais”, explicou o diretor-presidente da Aesa, Moacir Rodrigues, que esteve em Araçagi neste final de semana.

A Gerência de Operação de Mananciais da Aesa anuncia esta semana a conclusão dos estudos que avaliam a possibilidade de abertura do açude de Caçimba de Várzea, no município de Cacimba de Dentro. O reservatório tem capacidade para mais de 9 milhões de metros cúbicos e está com 60% desse volume.

Os volumes dos reservatórios monitorados pela Aesa estão disponíveis na internet, no site www.aesa.pb.gov.br.  Atualmente, 77 açudes possuem capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total, 25 estão com menos de 20% e 11 reservatórios possuem menos de 5%.