João Pessoa
Feed de Notícias

Aesa realiza convênio para modernizar gestão das águas e monitoramento do tempo

terça-feira, 19 de janeiro de 2016 - 12:43 - Fotos:  Secom-PB

O sistema de gerenciamento das águas e o monitoramento do tempo serão modernizados na Paraíba. É que os diretores da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) assinaram na tarde de segunda-feira (18) um convênio com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba com o objetivo de atualizar o sistema de informações e agilizar o atendimento ao público.

Com o novo sistema será possível atualizar de forma mais rápida dados como a quantidade de chuva, o nível dos açudes, a vazão e qualidade da água nos rios paraibanos. Estes dados serão disponibilizados em um novo site da Aesa. “Nosso foco é integrar nossa base de dados ao sistema nacional de monitoramento das águas e melhorar nossa prestação de serviço ao púbico. A nova página eletrônica será mais leve, com carregamento mais rápido das informações e layout mais intuitivo”, explicou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

O convênio com a Fundação Parque Tecnológico também prevê a criação de um módulo de controle de processos eletrônicos. O sistema vai permitir – entre outras coisas – o gerenciamento de documentos digitais, reduzindo de forma significativa a quantidade de papel utilizado. “Vamos automatizar o fluxo de informações, permitindo também que os usuários acessem pela internet as solicitações de outorga para uso da água bruta”, completou João Fernandes, acrescentando que este módulo deve ficar pronto até janeiro de 2017.

A Aesa vai investir pouco mais de R$ 590 mil neste contrato de prestação de serviço, que também inclui o desenvolvimento de módulos de operação de mananciais e fiscalização, além da criação de uma plataforma móvel Android para coleta de dados em campo. A Fundação Parque Tecnológico também será responsável pelo treinamento dos servidores da agência para a utilização dos novos sistemas de informação.