Fale Conosco

1 de agosto de 2011

Aesa prorroga prazo de inscrição no “Parlamento das Águas”



A Agência Executiva das Águas do Estado (Aesa) prorrogou as inscrições para o processo eleitoral do Comitê da bacia hidrográfica do rio Paraíba. Quem quiser participar do “Parlamento das Águas” tem agora até o dia 9 deste mês para garantir o registro. Já as plenárias de eleição estão programadas para os dias 30 de agosto e 1º de setembro.

De acordo com a coordenadora da comissão eleitoral do comitê, Maraci de Sousa Virgolino, o adiamento foi provocado pelas fortes chuvas que atingiram o Estado e deixaram milhares de desabrigados. “Governo e representantes dos municípios atingidos priorizaram o socorro às vítimas das cheias, daí veio a necessidade de adiar os encontros regionais e, consequentemente, o processo eleitoral do Comitê”, explicou.

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil, usuários de água e gestores municipais, o Comitê da bacia hidrográfica do rio Paraíba já realizou dois encontros regionais esta semana, nas cidades de Campina Grande e Serra Branca.  Durantes as plenárias, técnicos da Aesa explicaram as funções do “Parlamento das Águas”, que é responsável – entre outras coisas – pelo gerenciamento da distribuição das águas, fiscalização de casos de contaminação, escassez hídrica, erosão generalizada e esgotamento da capacidade produtiva do solo. O terceiro e último encontro regional está programado para o dia 9 de agosto, na cidade de Itabaiana.

Quem quiser se candidatar a membro do “Parlamento das águas”, pode se inscrever na sede da Aesa, em João Pessoa, na Avenida Epitácio Pessoa, 1457. Nas demais cidades a inscrição acontece nos escritórios da Emater.

A bacia hidrográfica do rio Paraíba tem uma área superior a 20 mil quilômetros quadrados e é a segunda maior do Estado, abrigando quase dois milhões de habitantes e abrangendo 38% de seu território. Considerada uma das mais importantes do semi-árido nordestino, ela é composta pela sub-bacia do rio Taperoá e regiões do curso do rio Paraíba. Ela também é caracterizada pela alta densidade demográfica, uma vez que abrange a região metropolitana de João Pessoa e Campina Grande.