João Pessoa
Feed de Notícias

Aesa prevê ocorrência de chuvas no Litoral, neste fim de semana

sexta-feira, 4 de junho de 2010 - 13:56 - Fotos: 
Deverá ter um aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas no Litoral paraibano neste final de semana, decorrente de um deslocamento de nuvens do oceano Atlântico em direção ao toda costa nordestina. A previsão é da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

Estas chuvas ainda permanecem de forma moderada e irregular e também podem atingir outras regiões, segundo informou Alexandre Magno, meteorologista da Aesa. Ele explicou que o sistema metereologico atuará principalmente sobre o setor leste e deverá atingir o Cariri, Curimatau e o Sertão, porém de forma mais isolada.

A tendência é que o tempo fique um pouco mais úmido e as temperaturas mais baixas. Serão registradas máximas de 31 graus no Litoral e mínima de 23º; no Sertão, máxima de 34º e mínima de 22º; Agreste, máxima de 29º e mínima de 20º; Brejo, máxima de 28º e mínima e 10º. Já o Cariri e Curimatau, máxima 33º e mínima de 19º.

Nas ultimas 24 horas foram registradas chuvas representativas sobre a faixa litorânea, a exemplo de João Pessoa, que registrou um total de 39.6mm e Cabedelo 45.6mm Segundo o metereologista, estas chuvas neste período são normais sobre a faixa litorânea.  Nos meses de abril e maio as chuvas foram menos regulares em virtude do impacto ‘El Niño’ sobre o clima da região nordestina.

Defesa Civil faz monitoramento – A Defesa Civil Estadual permanece realizando os trabalhos de monitoramento do índice pluviométrico em parceria com a Defesa Civil dos municípios paraibanos, segundo informou o gerente executivo Estadual da Defesa Civil, Sinval Pinheiro.

“Estamos em permanente estado de alerta e com a estrutura da Defesa Civil pronta para qualquer eventual necessidade. Isto não significa dizer que, no momento, na Paraíba se tenha algum registro ou previsão de chuvas que possam causar algum transtorno a população”, assegurou Sinval Pinto.

A atuação da gerencia é um trabalho integrado com os órgãos de segurança e prevenção da Paraíba, a exemplo do Corpo de Bombeiros, Aesa e defesa civil municipais.

Sinval Pinto informou que a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros e as gerências municipais de Defesa Civil podem ser acessadas também por telefone nos números 193 (Corpo de Bombeiros) e 88391188 e 8839 1188 da Defesa Civil do Estado.

 Ana Lustosa, da Secom-PB