João Pessoa
Feed de Notícias

Aesa prevê mais chuvas e açudes começam a recuperar volume de água

quinta-feira, 20 de março de 2014 - 11:09 - Fotos:  Cláudio Góes/Secom-PB

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) prevê mais chuvas isoladas nas próximas 24 horas, principalmente no Semiárido (Cariri, Curimataú e Sertão) paraibano.

De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, o fenômeno que tem ocasionado as chuvas nos últimos dias no Estado é a zona de convergência intertropical, principal sistema gerador de chuvas para a região Semiárida da Paraíba e do Nordeste.

A Aesa registrou os índices pluviométricos da quarta-feira (19) para esta quinta-feira (20) em vários municípios. A agência finaliza a atualização da tabela, mas já divulgou os índices de algumas cidades, nas últimas 24 horas.

Assunção (127 mm), Parari (123,7 mm), Livramento (109,2 mm), São Mamede (107,8 mm), Areia de Baraúnas (87,2 mm), São José dos Cordeiros (86,1 mm), Emas (71,3 mm), Condado (65 mm), Cacimba de Areia (66,2 mm) Junco do Seridó (65 mm), (Mato Grosso (57,8 mm), Várzea ( 56,7 mm), Quixaba (54,7 mm) e Patos (48 mm).

Açudes – As chuvas de março começam a recuperar o volume de água em algumas barragens. Na cidade de Patos, os reservatórios da Farinha e Jatobá, que estavam praticamente secos, receberam alguns milhões de metros cúbicos de água com as chuvas recentes. De acordo com o diretor técnico da Aesa, Porfírio Loureiro, os açudes Coremas/Mãe D’Água, na cidade de Coremas, aumentaram o volume d’água em 25 milhões de metros cúbicos.

A boa notícia sobre o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, é que o rio Taperoá está com muita água e que ela já está chegando ao manancial.