João Pessoa
Feed de Notícias

Aesa prevê mais chuva em João Pessoa e Campina Grande nas próximas 24 horas

sexta-feira, 6 de março de 2015 - 10:39 - Fotos:  Evandro Pereira

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) prevê mais chuva para as próximas 24 horas em João Pessoa e em Campina Grande, além de outras cidades paraibanas. De acordo com o órgão, até às 8h, desta sexta-feira (6), já tinha chovido em Campina Grande 54,8 milímetros. Nessa quinta-feira (5), em menos de uma hora, choveu 35,4 milímetros, 36% da média histórica para o mês de março. Em João Pessoa, os bairros que registraram as maiores precipitações foram Grotão, com 87 milímetros; Centro, com 75 milímetros; e Mangabeira, com 56,9 milímetros.

De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, um sistema convectivo, formado por nuvens carregadas, foi responsável pelos ventos e chuvas fortes que atingiram o Litoral, Agreste, Brejo e em algumas cidades do Sertão. “Temos também um fenômeno chamado de vórtice ciclônico de altos níveis. Esse sistema é responsável por toda instabilidade de ontem e atua nesta época do ano”, acrescentou. “A alta umidade e as altas temperaturas ajudaram a tornar as chuvas e os ventos ainda mais fortes”, prosseguiu.

Segundo dados preliminares da Aesa, as cidades que registraram as maiores precipitações pluviométricas foram São Bentinho, com 60,3 milímetros; São Domingos de Pombal, com 48,6 milímetros; Emas, 46,1 milímetros; e Pombal, com 41,7 milímetros. Já as cidades onde ocorreram as menores precipitações foram Vista Serrana, com três milímetros; e Lagoa, com 10,5 milímetros.

“O que previmos durante o encontro com vários meteorologistas sobre a previsão de chuvas para o primeiro semestre de 2015 está se confirmado, isto é, temos precipitações muito irregulares. Chove muito em algumas cidades do Estado e muito pouco em outras”, pontuou Marle Bandeira. Ela ainda ressalta que, nas últimas 24 horas,  choveu em praticamente todo o Estado da Paraíba.

Previsão do tempo – A previsão de temperatura máxima para o Litoral é de 30º C, já a mínima é de 24º C; o Agreste deve registrar máxima de 30º C e mínima de 21º C; no Brejo, a máxima deverá ser de 29º C e a mínima de 20º C.

Para o Alto Sertão, a Aesa prevê máxima de 34º C e mínima de 21º C; para o Sertão, a previsão é que temperatura máxima seja de 35º C e a mínima de 23º C. O Curimataú e o Cariri devem registrar temperatura máxima de 34º C e mínima de 22º C.