Fale Conosco

17 de outubro de 2011

Aesa participa de Simpósio Internacional de Climatologia em João Pessoa



Seis trabalhos de pesquisa serão apresentados por técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) no IV Simpósio Internacional de Climatologia, que acontece até a próxima quarta-feira (19), no auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa. O tema do evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET), é “As mudanças climáticas e seus impactos em áreas urbanas”.

A abertura do simpósio contou com a participação do secretário de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Azevedo, e da presidente da Aesa, Ana Maria Torres. “A Paraíba está orgulhosa em sediar um evento deste porte. Esperamos que o conhecimento aqui produzido se transforme em ações de melhoria de vida para a nossa população”, dsse o secretário no discurso introdutório, realizado na noite desse domingo (16).

Para a presidente da Aesa, Ana Maria Torres, a aprovação dos seis trabalhos pelos membros do Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Meteorologia atesta a qualificação dos profissionais paraibanos. “Nosso setor de Monitoramento e Hidrometria, em Campina Grande, é referência no Nordeste. Temos técnicos muito capacitados, inclusive com mestrado e doutorado”, destacou.

Trabalhos – A meteorologista da Aesa Carmem Terezinha Becker, mestre em meteorologia pela UFPB, vai apresentar os seguintes trabalhos: “Variação espaço-temporal da pluviometria em áreas homogêneas da Paraíba” e “Contribuição pluviométrica dos municípios de Areia e Remígio para a barragem de Vaca Brava”.

Outra meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, doutoranda em Recursos Naturais pela UFCG, apresentará “Chuvas intensas em Palmares/PE, junho de 2010 – Impactos ambientais e psicológicos”; “Variabilidade espacial e temporal da precipitação pluviométrica nas microrregiões da Paraíba no 1° semestre de 2011”, “Análise preliminar das chuvas ocorridas no setor leste da Paraíba no período de 15 a 17 de julho de 2011” e “Caracterização e classificação climática do município de Campina Grande-PB para a produção da cultura da mandioca”.