João Pessoa
Feed de Notícias

Aesa participa de reunião de análise e previsão climática para semiárido

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 - 19:36 - Fotos: 
O meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Alexandre Magno, está participando nestas quinta (18) e sexta-feira (19) da 3ª Reunião de Análise  e Previsão Climática para o Semiárido Nordestino, que está sendo realizada no auditório da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), em Natal (RN).

Uma promoção da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o evento reúne profissionais dos centros meteorologia da Região Nordeste, vinculados a órgãos como o Cptec, INPE e Inmet, e tem como objetivo dar continuidade as discussões sobre a previsão climática do período chuvoso da região nordestina.

No primeiro dia do encontro foram analisadas as condições de chuvas e as variáveis do clima bem como a evolução do fenômeno El Niño. Na Paraíba, as atuais perspectivas analisadas convergem para a permanência de chuvas irregulares no Estado.

Nas outras duas reuniões realizadas, uma em Campina Grande, no mês de dezembro do ano passado, e a outra em Fortaleza (CE) no mês de janeiro deste ano, a previsão foi de que o inverno no semiárido seria de normal a abaixo da média, com uma pré-estação chuvosa (janeiro e fevereiro), com chuvas fortes principalmente no sertão do Nordeste.

A situação que foi comprovada no Estado da Paraíba, pois análises feitas pela Aesa mostraram que no mês de janeiro as ocorrências de chuvas, no Alto Sertão e Sertão, foram acima da média com registros de até 245,4 milímetros, a exemplo do município de Bonito de Santa Fé.

Milena Feitosa, da Assessoria de Imprensa da Aesa