João Pessoa
Feed de Notícias

Aesa participa da V Reunião de Análise Climática para o Leste Nordestino

sexta-feira, 23 de abril de 2010 - 10:16 - Fotos: 

Nos dias 19 e 20 de abril o meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA, Alexandre Magno, participou da V Reunião de Análise Climática para o Leste Nordestino, em Maceió.

Na reunião foram analisadas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal. Estiveram participando meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia da Região Nordeste, do INPE e do INMET e ocorreu simultaneamente via internet com meteorologistas do INPE-CPTEC em Cachoeira Paulista, SP, do INMET em Brasília, DF, assim como usuários em diversos pontos do Brasil.

A análise feita durante o mês de março foi de anomalias pluviométricas negativas em todo o setor norte do Nordeste, ou seja, temperaturas abaixo da média histórica.

Já para os meses de maio junho e julho, a previsão é que se as temperaturas do oceano Atlântico continuem aquecidas e permaneça o enfraquecimento do fenômeno El Niño, as chuvas tendem a ficar em torno da média histórica, de normal a acima da média, com irregularidades. 

Com a chegada do inverno a tendência é para a diminuição da temperatura variando entre a máxima de 32º e mínima de 20º. Lembrando que as regiões do Estado da Paraíba que compreendem o Leste nordestino são Agreste, Brejo e Litoral.

Assessoria de Imprensa da Aesa