João Pessoa
Feed de Notícias

Aesa mobiliza Guarabira, Araçagi e Itapororoca para Comitê das bacias do Litoral Norte

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012 - 14:37 - Fotos: 

Localizações das bacias.Secom-PB

Equipes de mobilização da Agência das Águas do Estado da Paraíba visitam, nesta terça-feira (7), as cidades de Guarabira, Araçagi e Itapororoca para encontros com usuários de água, sociedade civil organizada e representantes dos poderes públicos municipais. O objetivo é esclarecer as atribuições do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN).

O comitê abrange 51 cidades nas áreas geográficas das bacias dos rios Mamanguape, Camaratuba e Miriri, totalizando 4.597,1 km². Os membros são responsáveis pelo gerenciamento da distribuição das águas, fiscalização de casos de contaminação, escassez hídrica, erosão generalizada e esgotamento da capacidade produtiva do solo.

De acordo com a presidente da Aesa, Ana Maria Torres, desde dezembro do ano passado técnicos da Agência das Águas visitaram mais de 30 cidades, reunindo sindicatos, associações de bairro, representantes das prefeituras e câmaras municipais, além dos usuários de água (pessoas físicas ou jurídicas que consomem acima de 2 mil litros por hora de água bruta). “Queremos melhorar a participação popular nos conselhos. É um trabalho fundamental, pois são os usuários que nos ajudam a cuidar das nascentes, rios e barragens. Eles contribuem de forma definitiva para a qualidade do serviço prestado pela Aesa”, explicou.

A região do CBH-LN engloba os seguintes municípios: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha, Algodão de Jandaíra, Araçagi, Arara, Areia, Areial, Baía da Traição, Bananeiras, Borborema, Belém, Capim, Casserengue, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Cuitegi, Curral de Cima, Duas Estradas, Esperança, Guarabira, Itapororoca, Jacaraú, Juarez Távora, Lagoa de Dentro, Lagoa Seca, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Mulungu, Mataraca, Pedro Régis, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Pocinhos, Puxinanã, Remígio, Rio Tinto, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serraria, Serra da Raiz, Serra Redonda, Sertãozinho, Solânea, Santa Rita e Sapé.

Calendário – Todas as plenárias começarão às 9h, e as datas dos encontros regionais que antecipam as eleições do CBH-LN já foram divulgadas:

14/02 – Auditório da UFPB, em Mamanguape

15 /02 – Auditório da Prefeitura de Alagoa Grande

16/02 – Auditório da UEPB, em Guarabira

29/02 – Auditório do Centro Pastoral, em Esperança