Fale Conosco

3 de setembro de 2012

Aesa instala estação meteorológica para monitorar tempo



aesa estacao metereologica (1)A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) instalou sua 15ª estação meteorológica, dando continuidade ao projeto de melhoria do monitoramento dos fenômenos climáticos no Estado. O equipamento foi montado na nova sede da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), no Sítio Jacarapé, em João Pessoa.

Segundo o meteorologista Alexandre Magno, a nova estação meteorológica vai permitir a Aesa repassar com antecedência os alertas de chuvas intensas, agilizando o atendimento da população que mora em áreas de risco da Capital. “Fenômenos como 10 milímetros de precipitação em apenas dez minutos ou até mesmo a constatação de temperaturas muito elevadas serão acompanhados em tempo real e informados imediatamente ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos da administração estadual que atuam no trabalho preventivo”, explicou.

De acordo com o gerente executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio José dos Santos Vieira, os equipamentos trabalham integrados ao Sistema Nacional de Monitoramento de Situação de Riscos, repassando informações em tempo real para a sede da Aesa em Campina Grande.

“As estações agrometeorológicas automáticas alimentam a nossa Sala de Situação com informações sobre as condições de tempo, clima e recursos hídricos. A instalação deste novo equipamento em João Pessoa nos permite monitorar a umidade e temperatura do solo, precipitação pluviométrica, radiação solar, pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, além da direção e velocidade do vento”, explicou Lucílio, acrescentando que outras cinco unidades de monitoramento serão instaladas no Estado até o final de ano.

Mais de R$ 2 milhões foram investidos na construção da Sala de Situação da Paraíba com recursos próprios do Governo do Estado, da Agência Nacional das Águas e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).