João Pessoa
Feed de Notícias

Aesa instala 10 estações meteorológicas e capacita técnicos

quinta-feira, 5 de julho de 2012 - 11:03 - Fotos:  Secom-PB

Com o objetivo de melhorar a rede de monitoramento ambiental, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) está instalando 10 estações meteorológicas que vão monitorar as mudanças climáticas no Estado. Esta semana, técnicos da Aesa estão realizando em Campina Grande um treinamento sobre a operação desses equipamentos.

“Os aparelhos, também conhecidos como plataformas de coleta de dados (PCD), são estações agrometeorológicas automáticas, de última geração, que coletam, armazenam e transmitem em tempo real dados ambientais como temperatura do ar, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, radiação solar, pressão atmosférica, precipitação pluviométrica, umidade e temperatura do solo”, explicou o gerente regional da Aesa, Isnaldo Candido da Costa.

As estações serão integradas ao sistema de Monitoramento de Situação de Riscos, denominado Sala de Situação, que será instala na sede da Aesa em Campina Grande até o final do ano. Neste local, as condições de tempo, clima e recursos hídricos da Paraíba serão reunidas e acompanhadas diariamente.

“Esta gama de dados poderá subsidiar pesquisas e desenvolvimento de ações regionais nas diversas áreas do conhecimento científico e suprirá as gerações futuras com descrições ambientais que serão representativas para o conhecimento do clima regional”, completou Isnaldo Candido.

A instalação das 10 estações meteorológicas é fruto do projeto “Estudo dos Impactos das Mudanças Climáticas no Estado da Paraíba”, e é realizada em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PAQTC), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Instituto Nacional do Semiárido (Insa).