João Pessoa
Feed de Notícias

Aesa e Sudema firmam Termo de Cooperação Técnica para melhorar qualidade da água no Estado

segunda-feira, 20 de maio de 2013 - 16:40 - Fotos:  Secom-PB

A Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) firmaram nesta segunda-feira (20) um Termo de Cooperação Técnica. A parceira visa melhorar a qualidade da água dos mananciais, combater a poluição e garantir a preservação das áreas de proteção ambiental.

O documento foi assinado na sede da Aesa, em João Pessoa, e de acordo com o presidente do órgão, João Vicente Machado Sobrinho, o trabalho em conjunto visa agilizar a classificação das águas dos mananciais. “Mais do que uma simples classificação para saber se aquele reservatório pode ser usado para consumo humano, animal ou irrigação, o Reenquadramento dos Corpos Hídricos da Paraíba deve ser visto como um instrumento de planejamento. Queremos assegurar água de qualidade para população mediante ações preventivas permanentes”, enfatizou.

Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, Aesa e Sudema vão compartilhar seus bancos de dados com informações sobre localização, quantidade e condições dos reservatórios. “Este Governo tem uma característica de relação intrínseca entre as Secretarias, Superintendências e Agências, daí a facilidade de trabalharmos juntos. Vamos fiscalizar em conjunto e fazer um levantamento detalhado dos corpos hídricos para ajudar a Aesa no planejamento a fim de garantir a segurança hídrica da população”, informou a superintendente da Sudema, Laura Farias.