João Pessoa
Feed de Notícias

Aesa e Arquidiocese da Paraíba discutem mobilização social pelo uso consciente da água

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016 - 11:53 - Fotos:  Secom-PB

Diretores da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) se reuniram com o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, para discutir formas de mobilizar a sociedade paraibana para o uso consciente da água. O encontro aconteceu na tarde dessa quinta-feira (25), na sede da agência, no bairro da Torre, em João Pessoa.

Durante a reunião, o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, explicou que apesar das chuvas o nível da maioria dos açudes continua baixo. Dos 124 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado, apenas 31 estão com capacidade armazenada superior a 20% do volume total. Trinta e oito têm menos de 20% e outros 55 estão em situação crítica, ou seja, com menos de 5%.

“Não é porque começou a chover que podemos desperdiçar água, temos que continuar preservando os recursos hídricos. Daí a importância de realizarmos parceiras e promovermos a mobilização social em torno deste tema. Com a ajuda da igreja, que é uma instituição bastante organizada e de grande capilaridade, nosso trabalho será mais eficiente”, destacou.

Dom Aldo Pagotto destacou que a parceria com a Aesa acontece em um momento importante para a igreja, que é a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. Com o tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, ela chama atenção, entre outras coisas, para a necessidade da ampliação do saneamento básico.

“Também nos preocupa a segurança hídrica dos paraibanos. Quando discutimos o saneamento dos municípios, estamos falando da condição primordial para que as águas do Rio São Francisco cheguem à Paraíba. Precisamos de um tratamento adequado da água para que ela possa ser reaproveitada e devolvida para a natureza sem poluir os rios”, alertou o arcebispo.

Aesa e Arquidiocese da Paraíba estão desenvolvendo uma programação conjunta de mobilização social pelo uso consciente dos recursos hídricos. As ações devem ocorrer durante a Semana Mundial da Água, entre os dias 21 e 27 de março.